Novo coronavírus relacionado à síndrome respiratória é achado em morcegos no Brasil

Morcego

Um novo coronavírus em morcegos foi descoberto no nordeste do Brasil por pesquisadores do estado de São Paulo e Ceará, em uma parceria com a Universidade de Hong Kong. 

O vírus está intimamente relacionado ao causador da Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS, na sigla em inglês), que foi registrado em 2012 pela primeira vez, na Arábia Saudita e que levou a mais de 800 mortes em 27 países.

Segundo o estudo publicado no Journal of Medical Virology, os cientistas encontraram sete tipos de coronavírus em amostras de cinco morcegos, de duas espécies diferentes (Molossus molossus e Artibeus lituratus). As coletas foram realizadas pelo Laboratório Central de Saúde do Ceará (Lacen), em Fortaleza.

“Ainda não podemos afirmar se esse coronavírus tem a capacidade de infectar humanos”, disse Bruna Stefanie Silvério, primeira autora do estudo e doutoranda da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), à imprensa.

“No entanto, identificamos partes da proteína spike [responsável por se ligar à célula de mamíferos e iniciar a infecção] que sugerem uma possível interação com o receptor utilizado pelo MERS-CoV. Para investigar melhor, planejamos realizar experimentos em Hong Kong ainda este ano”

A pesquisa mostra que há uma sequência genética com 71,9% de similaridade com o genoma do MERS-CoV.

O gene responsável por produzir a proteína spike mostrou uma semelhança de 71,74% em sua sequência em comparação com a proteína spike do MERS-CoV, que foi isolado de humanos na Arábia Saudita em 2015.

Ricardo Durães-Carvalho, pesquisador que participou do estudo, afirma que o monitoramento dos morcegos deve ser contínuo, uma vez que os animais são importantes reservatórios de vírus.

“Esse monitoramento permite identificar os vírus em circulação, antecipar potenciais riscos de transmissão para outros animais e até mesmo para os humanos”, explicou.

O próximo passo dos pesquisadores é verificar se essa proteína encontrada nas amostras é capaz de se ligar às células humanas, o que causa a contaminação de humanos. Esses testes estão programados para acontecer na Universidade de Hong Kong ainda este ano.

The post Novo coronavírus relacionado à síndrome respiratória é achado em morcegos no Brasil appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.