Papa recebe dose de oxigênio, passará por mais exames e é tido como “paciente frágil”

Papa Francisco. Foto: Divulgação

Neste domingo (23), a assessoria do Vaticano divulgou que o Papa Francisco está utilizando almofadas nasais para oxigenoterapia em altos fluxos e que novos exames clínicos estão agendados para hoje. Em nota oficial, o Vaticano informou: “O Papa Francisco usou almofadas nasais esta manhã para a aplicação de oxigênio em altos fluxos. Outros exames clínicos estão em andamento. Para saber os resultados, aguardamos o boletim desta noite.”

Agradecendo as orações pela sua saúde, o pontífice escreveu uma mensagem na qual expressou sua confiança na internação na Policlínica Gemelli, onde realiza os tratamentos necessários e mantém repouso como parte da terapia. “Agradeço de coração aos médicos e aos profissionais de saúde deste hospital pela atenção e dedicação com que prestam seu serviço aos doentes”, afirmou.

Em sua oração, o Papa Francisco também pediu aos fiéis que rezassem por países em conflito, incluindo a Palestina, Sudão e especialmente a Ucrânia. A mensagem foi divulgada pela Sala de Imprensa da Santa Sé. Este é o segundo domingo consecutivo em que o Papa não participa da tradicional oração de Angelus, com a missa sendo conduzida pelo Arcebispo Rino Fisichella.

Arcebispo Rino Fisichella. Foto: Divulgação

O Papa, que completou 88 anos, está internado desde 14 de fevereiro devido a uma bronquite, tendo sido diagnosticado com pneumonia bilateral e infecção polimicrobiana. Na manhã deste domingo, o Vaticano informou que Francisco teve uma noite tranquila, um alívio após o estado de saúde crítico apresentado na última atualização.

De acordo com a equipe médica, o pontífice não corre risco de morte, mas continua sendo considerado um “paciente frágil”. Ele deve permanecer internado por pelo menos mais uma semana e, apesar das dificuldades respiratórias, consegue se movimentar dentro do quarto, atender ligações telefônicas e realizar algumas atividades administrativas.

Os médicos destacaram que o Papa não está conectado a nenhum aparelho de respiração, caminha apenas distâncias curtas e está respondendo bem ao tratamento, embora seu quadro clínico possa mudar a cada dia. Além disso, não estão sendo divulgadas fotos do Papa enquanto ele permanece no hospital, com o objetivo de evitar imagens dele em pijama.

Durante este período, o Vaticano informou que todos os compromissos públicos do Papa foram cancelados, mas ele continua a trabalhar e se manter informado através da leitura de jornais.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.