Papa Francisco quebra tabu no Vaticano com boletins médicos diários

O Papa Francisco. Foto: Filippo Monteforte/AFP

O Papa Francisco, que vem lutando contra uma pneumonia dupla em Roma, na Itália, desde 14 de fevereiro, está quebrando um tabu do Vaticano que já dura séculos. O pontífice ordenou que sejam divulgados boletins diários sobre seu estado de saúde.

No último fim de semana, por exemplo, o Vaticano forneceu detalhes como o uso de oxigênio pelo Papa e sua necessidade de transfusões de sangue. Também foi informado que o pontífice vem sofrendo com uma “crise respiratória prolongada semelhante à asma”.

Greg Erlandson, jornalista americano que cobre o Vaticano há décadas, afirmou que ficou “impressionado” com a decisão do Papa Francisco de divulgar boletins de saúde diários. “As atualizações aumentam a confiança de que estamos recebendo um resumo bastante preciso”, afirmou à Reuters.

Correspondente do Vaticano em três papados, o repórter John Thavis afirma que a nova conduta “se encaixa no estilo aberto de Francisco de se comunicar, mas é um desvio da tradicional reserva do Vaticano sobre o tema da saúde papal”.

O cirurgião Sergio Alfieri em conversa com jornalistas no hospital Gemelli, em Roma, na Itália. Foto: Tiziana Fabi/AFP

O médico Sergio Alfieri, um dos responsáveis pelo tratamento do Papa Francisco no hospital Gemelli, afirmou que a ordem para escrever atualizações diárias é do próprio pontífice e que ele pediu para que os boletins sejam divulgados “sem reter nada”.

Ao contrário de Francisco, o Papa João Paulo 2º, cujo papado durou de 1978 a 2005, teve tremores visíveis por anos e só em 2003 o Vaticano informou que ele sofria de doença de Parkinson. João 23 sofreu um câncer no estômago por pelo menos oito meses e morreu em 1963, mas sua condição só foi revelada anos depois.

Tom Reese, padre jesuíta e comentarista que já atuou na cobertura do papado, afirma que a decisão de Francisco é positiva. “O Vaticano finalmente aprendeu que é melhor ser franco do que deixar que os teóricos da conspiração preencham o vazio”, apontou.

As recentes atualizações de saúde sobre o Papa têm informado repetidamente que ele respira por conta própria e ocasionalmente recebe oxigênio por meio de um pequeno tubo no nariz.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.