México envia dezenas de membros de cartéis para a custódia do governo dos EUA

O governo mexicano começou a enviar para os Estados Unidos quase 30 membros de cartéis procurados pelas autoridades americanas, incluindo um traficante que os EUA buscam há 40 anos. As informações são do jornal The New York Times.

A transferência de tantas figuras significativas do crime organizado marca um dos esforços mais importantes do México na luta contra as drogas, permitindo que os traficantes enfrentem acusações em tribunais federais americanos.

A decisão de enviar os traficantes ocorre no momento em que uma delegação de alto nível do México chegou a Washington para discutir um acordo de segurança em um momento de tensão entre os dois países.

Embora o governo dos EUA tenha se recusado a comentar o caso, o Ministério das Relações Exteriores do México anunciou a liberação dos procurados, destacando a importância da cooperação bilateral.

Entre os transferidos está Rafael Caro Quintero, um dos fundadores do cartel de Sinaloa, condenado no México por ser o mentor do assassinato do agente da Drug Enforcement Administration (DEA), Enrique Camarena, em 1985. Também foi incluído na lista Miguel Ángel Treviño Morales, ex-líder do cartel Zetas, capturado no México em 2013.

Recentemente, o governo Trump tem exercido pressão diplomática e econômica sobre a presidente do México, Claudia Sheinbaum, ameaçando impor tarifas e sugerindo ações militares contra os cartéis dentro do território mexicano.

Durante uma coletiva de imprensa com o primeiro-ministro britânico Keir Starmer, Trump reiterou a gravidade da situação, afirmando que o fluxo de narcóticos pela fronteira sul dos EUA continua a causar muitas mortes.

The post México envia dezenas de membros de cartéis para a custódia do governo dos EUA appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.