FILARMÔNICA NO CARNAVAL DA LIBERDADE

A Filarmônica de Minas Gerais, sob a regência do maestro associado José Soares, encerrará o Carnaval da Liberdade com um concerto gratuito e ao ar livre, na quarta-feira, 5 de março, às 20h. O evento acontece em um palco montado na Avenida Bernardo Monteiro, ao lado do Colégio Arnaldo, e integra o projeto Via das Artes, promovido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e da Fundação Clóvis Salgado, com apoio do Instituto Cultural Filarmônica. A apresentação também faz parte do AMA – Ano Mineiro das Artes, programa da Secult.

Repertório

O repertório é dedicado à música brasileira e começa com a “Suíte Bossa”, obra encomendada ao compositor Leonardo Gorosito em homenagem a João Donato e outros ícones da MPB. Em seguida, a Orquestra presta tributo a Chiquinha Gonzaga com o clássico “Corta-Jaca” e a Luiz Gonzaga, em uma suíte com arranjos de Cyro Pereira. Haverá também uma homenagem ao Clube da Esquina com “Milagre dos Peixes”.

Outro destaque é a interpretação de “Aquarela do Brasil”, que conduz o público pelos sambas-enredos de Noel Rosa, João Bosco, Paulinho da Viola e Adoniran Barbosa, em outra suíte assinada por Cyro Pereira. O encerramento será marcado pelo frevo “Orfeu”, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes.

Sobre o Maestro

Para Leônidas de Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, o concerto representa a integração entre a música erudita e as manifestações populares, reforçando a diversidade cultural do estado. O maestro José Soares destaca a importância de aproximar a orquestra do público e celebrar o encontro entre os ritmos do Carnaval e a sofisticação da música clássica.

Natural de São Paulo, José Soares é Regente Associado da Filarmônica de Minas Gerais desde 2022. Foi vencedor do 19º Concurso Internacional de Regência de Tóquio, em 2021, e já regeu importantes orquestras no Brasil e no Japão. Em 2025, tem concertos programados com a Orquestra Sinfônica Brasileira e a Tokyo City Philharmonic Orchestra.

PROGRAMA FILARMÔNICA NO CARNAVAL DA LIBERDADE
5 de março
, quarta-feira – 20h
Av. Bernardo Monteiro, ao lado do Colégio Arnaldo
CONCERTO GRATUITO
José Soares, regente

L. GOROSITO                                                Suíte bossa

GONZAGA/A.ALVES                                      Gaúcho Corta-jaca

C. PEREIRA                                                   Gonzaguiana

CALIFANO/C. ROUSSIN                               Oh, Minas Gerais

M. NASCIMENTO/BRANT/N.AYRES             Suíte O Milagre dos Peixes

BARROSO/R. RICCIARDI                             Aquarela do Brasil

C. PEREIRA                                                   Só Sambas

JOBIM/MORAES/N. AYRES                         Frevo de Orfeu

BIS: SIVUCA/J. JÚNIOR/G. MANNIS          Feira de Mangaio

ABREU/COLNOT                                          Tico-tico no fubá

The post FILARMÔNICA NO CARNAVAL DA LIBERDADE appeared first on Culturadoria.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.