Gleisi aceita convite de Lula para ser ministra das Relações Institucionais

A deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) e o presidente Lula. Foto: Ricardo Stuckert/PR

A deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) aceitou o convite do presidente Lula para ser a ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) do governo nesta sexta (28). Ela vai substituir Alexandre Padilha, que assume o Ministério da Saúde após a demissão de Nísia Trindade.

A posse da nova chefe da pasta está prevista para o dia 10 de março. Ela é a atual presidente nacional do PT e estava cotada para assumir a Secretaria-Geral da Presidência, mas Lula optou por nomear a aliada para a SRI.

“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na manhã desta sexta-feira, 28 de fevereiro, com a deputada federal e presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, e a convidou para assumir a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República”, afirmou o Palácio do Planalto em nota.

Gleisi é presidente do PT desde 2017, teve papel importante na campanha eleitoral de 2022 e é um dos nomes mais respeitados pela sigla. Antes de assumir o comando da legenda, foi senadora (2011-2018) e se licenciou do mandato entre 2011 e 2014 para exercer o cargo de ministra da Casa Civil no primeiro mandato da ex-presidente Dilma Rousseff.

Gleisi Hoffmann durante discurso em evento do PT. Foto: Divulgação

Lula já havia decidido nomear Gleisi para a SRI no início da semana, mas optou por só divulgar a informação nesta sexta. A nomeação de Gleisi faz parte da reforma ministerial iniciada em janeiro, quando Paulo Pimenta foi substituído por Sidônio Palmeira no comando da Secom (Secretaria de Comunicação Social).

No início do mês, Lula afirmou que pretende trocar outras “peças” na Esplanada dos Ministérios, mas que não tem pressa em fazer as substituições. Em entrevista ao programa “Balanço Geral Litoral (SP)”, da Record, nesta quinta (27), o presidente disse que novas mudanças devem ser anunciadas após o carnaval.

“Não quero que a pessoa saiba que vai ser ministra pela Record. Vou ter que fazer reforma, mexer no governo, mas com muito cuidado, como técnico de futebol”, explicou.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.