
Filhos são sementes a nós presenteadas por D’us para as cultivarmos até que se tornem árvores frondosas, que devem dar frutos bons e doces.
Por isso, este é um assunto muito importante, sempre, não importando o século ou o milênio em que estivermos.
Mas embora seja esta missão tão importante, as crianças estão hoje sendo criadas e tratadas com uma informalidade preocupante.
Este trabalho tem sido considerado sem a consciência de sua importância.
A criação dos filhos é um trabalho de prioridade inestimável para o bem delas e de todos os que tiverem contato com elas, incluindo os pais.
Podemos equivaler a criação dos filhos à construção de uma casa onde você e seu cônjuge vão morar.
Portanto, primeiro é preciso planejar bem e depois construí-la seguindo o projeto com atenção, paciência, dedicação e perseverança.
Tenho visto crianças sendo criadas da mesma forma que se cria um animalzinho de estimação, ou seja, com a mesma praticidade e simplicidade.
Eu também amo animais, porém, a criação dos filhos não é moleza como é a de criar um bichinho de estimação.
A criação de pessoas é muitíssimo mais complexa e se esse fato for ignorado, as consequências não o poderão ser.
É um erro tão grande o de minimizar a séria importância da criação de seres humanos, que nem é possível explicar todos os motivos neste espaço em uma única vez.
Sei que os “tempos modernos” fazem pensar que todos os cuidados em criar uma pessoa, estão ultrapassados e obsoletos. Maa não se engane assim, pois não é verdade.
Sempre os tempos são modernos, em relação aos anteriores.
Mas isso nunca conseguirá mudar os valores estruturais que não podem ser descartados.
Quando você vê uma casa, um edifício ou uma empresa, que considera admiráveis, considere também o fato de que houve um trabalho minucioso desde a sua fundação.
Por isso, desde a fecundação, vocês dois serão os únicos responsáveis pela formação de seus filhos, e sempre será assim, mesmo que tenham ajuda de babás, escolas e avós.
Os filhos são indivíduos que, por sua vez, criarão outros, e isso será feito ao modelo recebido de vocês.
As escolhas e ações deles serão ditadas pela criação que vocês darão a eles.
Ser pai e mãe é trabalhar em um trabalho integral.
E isso NÃO é fácil. Mas é possível.
Não dá pra ser descolado e tratar seus filhos como se tivessem vindo prontos em tamanho miniatura, e é só dar escola, roupas, água e comida para que cresçam e estejam por si.
Muito ao contrário disso, filhos são como um computador novinho em folha que vem com os programas básicos esperando para receber de VOCÊS o conteúdo que vão usar.
Este é o motivo pelo qual precisarão ter muita calma nesta e em todas as horas, pois terão que se dedicar em escolher bem a programação que colocarão neste essencial e espetacular HD que é a mente humana.
Os filhos nascem pequeninos e crescem, tornando-se adultos que atuarão no mundo, e farão isso conforme VOCÊS ensinarem.
É preciso ter muita responsabilidade para executar esta obra.
E saibam que eles tratarão vocês, que estarão cada dia mais velhos, da forma que vocês os tratarem, uma vez que pessoas são como esponjas que absorvem aprendizado, desde o útero. E isso é bom. Isso acontece para facilitar o trabalho, pois aprenderão também com os EXEMPLOS dados pelos pais vivendo as próprias vidas.
Então tenham cuidado com seus atos porque se vocês forem ausentes, ou não se comunicarem com eles, assim eles também agirão com vocês.
Crianças captam emoções, sons, ambientes, hábitos, conceitos, expressões, ações e toda a vibe na qual vivem.
E a reproduzirão.
A conhecida frase “O universo te dá o que você dá a ele”, se adequa bem à criação dos filhos.
Quer ter felicidade na velhice? Crie bem os seus filhos e terá uma velhice cheia de paz e honra.
A criação dos filhos é boa parte do trabalho de uma vida a dois.
Mas não fiquem assustados, pois “as pessoas nascem bebês para que, como massinhas de modelar, possam ser moldadas facilmente.
No entanto, se este trabalho não for levado à sério, passará o tempo que facilita a modelagem e ficará muito mais difícil moldá-la, exigindo ferramentas adequadas e muito, muito mais cuidado e persistência para moldar, assim como o fazem os escultores no MÁRMORE.” – trecho do livro “Vivendo, Aprendendo e… Comentando”.
Entretanto, saibam que se esse trabalho é imenso, a FELICIDADE que ele causa durante e depois, é incomparavelmente MAIOR, se houver dedicação.
Vocês dois formaram uma equipe quando se casaram.
Ter filhos é aumentar a equipe.
E isso é bom!
Só precisam se dedicar ao trabalho de técnicos, treinando-os para o bem deles e de todos que tiverem contato com eles, ampliando a aliança que fizeram, incluindo nela os seus filhos.
D’us, quando nos mandou multiplicar, bem sabia o quão mais divertida ficaria a vida, com filhos. Então, keep calm e mão na massa!
Prescrição de hoje:
Filme: “O Dia do Sim”
Livro: “Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” – Stephen R. Covey
*Contato pelo whatsapp 32. 9846.55011
O post Filhos apareceu primeiro em Tribuna de Minas.