Com nova bateria, chinesa BYD dispara enquanto Tesla de Musk afunda em perdas bilionárias

Logo da BYD, gigante chinesa de veículos elétricos, e o bilionário Elon Musk, CEO da Tesla – Foto: Reprodução

As ações da BYD, maior fabricante de veículos eletrificados do mundo, dispararam após o anúncio de sua nova tecnologia de carregamento ultrarrápido. A “Super e-Platform” permite que um veículo elétrico recupere 400 km de autonomia em apenas 5 minutos, superando as capacidades atuais da Tesla. Esse avanço impulsionou o valor da empresa no mercado, com alta de até 6% nas negociações em Hong Kong e um fechamento positivo de 4,1%.

Enquanto a BYD avança com inovação e confiança do mercado, a Tesla enfrenta uma crise sem precedentes. Desde a posse de Donald Trump, a montadora de Elon Musk perdeu US$ 655 bilhões em valor de mercado, e suas ações despencaram 38% apenas em 2025. O pior momento ocorreu no dia 10 de março, quando a Tesla sofreu uma queda de 15,4% – a maior em um único pregão nos últimos cinco anos.

Elon Musk e Donald Trump, presidente dos EUA, caminham ao lado de veículo da Tesla – Foto: Reprodução

O apoio explícito de Musk a Trump, além de sua proximidade com a extrema-direita, tem afastado investidores e consumidores. A Tesla tem sido alvo de protestos e atos de vandalismo nos EUA, e a imagem da marca se deteriora em mercados estratégicos como Europa e China. Além disso, a nova política comercial americana, com tarifas de importação imprevisíveis, cria um cenário de incerteza que afeta diretamente os negócios da montadora.

Enquanto a Tesla luta contra crises políticas e operacionais, a BYD se fortalece. Sua nova tecnologia de carregamento, que atinge até 1.000 kW, coloca seus veículos elétricos à frente dos da Tesla, que oferecem, no máximo, 500 kW e uma autonomia inferior. Além disso, a BYD está expandindo sua infraestrutura com 4.000 novas estações de carregamento ultrarrápido na China, consolidando sua posição como líder global no setor.

No balanço financeiro, a Tesla também decepcionou. No último trimestre de 2024, a empresa registrou uma receita de US$ 25,71 bilhões – 2% menor que no ano anterior e abaixo das expectativas do mercado, que previa US$ 27,23 bilhões. O setor automotivo, responsável pela maior parte da receita, encolheu 8% em um ano, e a queda no preço médio dos veículos afetou ainda mais os lucros.

Diante desse cenário, a Tesla enfrenta dificuldades que vão além da concorrência. Enquanto a BYD ganha mercado com inovação e estratégia, a Tesla se vê pressionada por um CEO cada vez mais envolvido em disputas políticas e problemas administrativos. O resultado é claro: a BYD se fortalece, enquanto a Tesla tenta conter um colapso de valor e reputação.

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