Justiça STF mantém ministros em julgamento sobre trama golpista Corte rejeita pedidos de impedimento e julgamento contra Bolsonaro e aliados segue na próxima semana

O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou, nesta quinta-feira (20), a participação dos ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin no julgamento da denúncia sobre a suposta trama golpista. A análise do caso ocorrerá na próxima terça-feira (25).

A decisão veio após o plenário virtual da Corte rejeitar recursos apresentados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e pelos generais Braga Netto e Mário Fernandes, que tentavam afastar os ministros do julgamento. O pedido para impedir Moraes e Dino foi negado por 9 votos a 1, enquanto o afastamento de Zanin foi rejeitado por unanimidade (10 a 0).

O único voto favorável ao impedimento foi do ministro André Mendonça. Ele argumentou que Moraes não poderia atuar como relator da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), pois é apontado como vítima do suposto plano golpista. No caso de Dino, Mendonça justificou que o ministro entrou com uma ação contra Bolsonaro antes de integrar o STF, o que, em sua visão, comprometeria sua imparcialidade.

Por outro lado, Mendonça defendeu a permanência de Zanin no julgamento, alegando que sua atuação como advogado da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva não configura impedimento.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Decisão do STF e próximos passos

No mês passado, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, já havia rejeitado os pedidos da defesa de Bolsonaro para declarar impedidos os ministros Zanin e Dino. A defesa recorreu, e o caso foi levado ao plenário. Os advogados do ex-presidente argumentaram que Flávio Dino, quando ministro da Justiça e Segurança Pública, apresentou uma queixa-crime contra Bolsonaro. Já sobre Zanin, sustentaram que sua atuação como advogado da campanha de Lula nas eleições de 2022 comprometeria sua isenção no julgamento.

A defesa de Braga Netto também tentou afastar Alexandre de Moraes do caso, alegando que o ministro não poderia julgar a denúncia por ser apontado como vítima no processo. O pedido foi negado pelo presidente do STF.

Julgamento da denúncia

O julgamento da denúncia contra Bolsonaro, Braga Netto e outros seis acusados do núcleo central da suposta trama golpista será realizado no próximo dia 25 pela Primeira Turma do STF. Caso a maioria dos ministros aceite a denúncia, os investigados se tornarão réus e passarão a responder a uma ação penal na Corte.

A Primeira Turma do STF é composta pelo relator Alexandre de Moraes e pelos ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux. Pelo regimento interno, as turmas do tribunal são responsáveis pelo julgamento de ações penais. Como Moraes integra a Primeira Turma, o caso será analisado por esse colegiado.

Com informações da Agência Brasil.

Leia também | Operação policial prende influenciadores digitais suspeitos de divulgar jogos de azar ilegais

Investigação Operação policial prende influenciadores digitais suspeitos de divulgar jogos de azar ilegais

The post Justiça STF mantém ministros em julgamento sobre trama golpista Corte rejeita pedidos de impedimento e julgamento contra Bolsonaro e aliados segue na próxima semana first appeared on Portal Terra da Luz.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.