Turismo ICMBio anuncia modernização no Alto Corcovado e instalação de UTI Móvel Medida ocorre após morte de turista e faz parte de plano de melhorias no Parque Nacional da Tijuca

O Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio) detalhou, nesta quinta-feira (20), as obras de modernização da estrutura do Alto Corcovado, no Parque Nacional da Tijuca, onde está localizado o Cristo Redentor. Além disso, confirmou a instalação de uma ambulância UTI Móvel para atendimento de visitantes, que funcionará diariamente das 7h às 19h.

A decisão foi tomada poucos dias após a morte de um turista por infarto nas escadarias do monumento. A família da vítima, Jorge Alex Duarte, de 54 anos, relatou que o posto de atendimento médico do Corcovado estava fechado no momento do ocorrido.

“A necessidade da ambulância ficou evidente nos últimos dias. No entanto, é importante esclarecer que, historicamente, nunca tivemos um caso de óbito no Parque Nacional. Apenas em novembro do ano passado, recebemos 100 mil visitantes, dos quais 54 precisaram de atendimento médico, mas nenhum precisou ser removido da área”, afirmou o presidente do ICMBio, Mauro Pires.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Responsabilidade sobre o atendimento médico

O ICMBio esclareceu que a concessionária Trem do Corcovado, responsável pelo transporte até o Cristo Redentor, deve manter um posto de primeiros socorros no Alto Corcovado. Pelo contrato em vigor desde 2014, o atendimento deve ocorrer durante todo o período de visitação, das 7h às 19h, com pelo menos dois socorristas.

“O ICMBio fiscaliza periodicamente a prestação dos serviços previstos no contrato. Esse modelo tem funcionado bem, mas, diante do ocorrido, estamos conduzindo uma investigação detalhada para entender a dinâmica dos acontecimentos. Nosso objetivo não é apontar culpados, mas sim esclarecer os fatos e evitar que casos semelhantes se repitam”, destacou Mauro Pires.

Plano de investimentos no Parque Nacional da Tijuca

O ICMBio também apresentou atualizações sobre o investimento de R$ 75 milhões no Parque Nacional da Tijuca, anunciado em dezembro de 2024. Entre as principais medidas está a modernização dos elevadores, que será realizada pela empresa Otis. Três equipamentos serão substituídos por versões mais modernas e eficientes em até 10 meses.

As melhorias em acessibilidade serão implementadas em duas fases. A primeira, já em execução, destina R$ 12,2 milhões para tornar o espaço mais acessível. No entanto, haverá uma pausa entre dezembro de 2025 e fevereiro de 2026, período de maior fluxo turístico. A expectativa é que a parte superior do Alto Corcovado esteja concluída até o verão de 2026/2027.

A segunda fase, prevista para 2027 a 2029, inclui a revitalização da parte inferior do platô do Alto Corcovado. Entre as melhorias estão a reforma dos pontos de embarque e desembarque do Trem do Corcovado e das vans Paineiras-Corcovado, novos banheiros, espaços de serviços para o público, um novo espaço de alimentação e um mirante panorâmico.

Outras mudanças incluem a instalação de um elevador para pessoas com deficiência entre os andares das lojas do Corcovado, novas escadas rolantes com plano inclinado automático e quatro ilhas de hidratação para os visitantes.

Com informações da Agência Brasil

Leia também | Operação policial prende influenciadores digitais suspeitos de divulgar jogos de azar ilegais

Investigação Operação policial prende influenciadores digitais suspeitos de divulgar jogos de azar ilegais

The post Turismo ICMBio anuncia modernização no Alto Corcovado e instalação de UTI Móvel Medida ocorre após morte de turista e faz parte de plano de melhorias no Parque Nacional da Tijuca first appeared on Portal Terra da Luz.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.