Turquia confirma suspensão de relação comercial com Israel

A Turquia confirmou a suspensão de todo o comércio com Israel até que o país permitisse um fluxo ininterrupto e suficiente de ajuda humanitária para Gaza, depois de duas autoridades familiarizadas com o assunto terem dito que a pausa entrou em vigor na quinta-feira (2).

A Turquia decidiu expandir a restrição do mês passado a algumas exportações turcas para Israel devido ao “agravamento da tragédia humanitária na Palestina”, disse o Ministério do Comércio num comunicado, acrescentando que estão em curso trabalhos para garantir que os palestinos não sejam afetados negativamente.

A medida aumenta as tensões já elevadas entre os outrora aliados próximos sobre a guerra em Gaza, à medida que o presidente Recep Tayyip Erdogan intensifica as críticas ao Estado judeu e tenta consolidar o apoio entre os eleitores conservadores no país.

“A segunda fase das medidas tomadas a nível estatal foi iniciada e as transações de exportação e importação relacionadas com Israel foram suspensas para cobrir todos os produtos”, segundo o comunicado. “A Turquia implementará firme e decisivamente estas novas medidas até que o governo de Israel permita um fluxo ininterrupto e suficiente de ajuda humanitária para Gaza.”

O comércio entre os países foi de US$ 6,8 bilhões em 2023, dos quais 76% foram exportações turcas, de acordo com o Instituto de Estatística Turco. As importações de Israel da Turquia totalizaram US$ 4,6 bilhões em 2023, tornando-a a sexta maior fonte de importações de Israel, de acordo com o Gabinete Central de Estatísticas de Israel. As principais importações da Turquia foram aço, maquinaria, minerais e combustíveis, bem como produtos frescos e produtos alimentares.

“Este é o comportamento de um ditador que atropela os interesses do povo turco e da comunidade empresarial, ao mesmo tempo que ignora os acordos comerciais internacionais”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros de Israel, Israel Katz, numa publicação na plataforma de redes sociais X.

O governo israelense trabalhará para criar alternativas imediatas de comércio com a Turquia, aumentando a produção local e encontrando outros fornecedores, disse ele.

O chefe de uma entidade de industriais em Israel apelou ao governo para impor tarifas protetoras de 100% sobre todas as importações da Turquia durante os próximos três anos e considerar a proibição total de algumas importações.

“Esta é a única forma de Erdogan compreender que não pode brincar conosco e que as suas ações terão consequências a longo prazo”, disse Ron Tomer, presidente da Associação dos Fabricantes de Israel, num comunicado. Ele acrescentou que Israel deve fazer tudo o que estiver ao seu alcance para encorajar o estabelecimento e a expansão de fábricas locais de alimentos e de construção e romper com a dependência da Turquia.

A medida ocorre um dia depois de a Turquia ter anunciado planos de se juntar ao processo da África do Sul no mais alto tribunal das Nações Unidas como demandante, acusando Israel de cometer genocídio no território palestiniano.

Israel e a Turquia restabeleceram as relações diplomáticas em agosto passado, após uma década de tensões, e estavam explorando formas de aumentar a cooperação, até que o Hamas lançou o seu ataque em 7 de outubro ao Estado judeu, desencadeando a guerra. O conflito gerou reação popular em todo o mundo árabe e até nos EUA.

Erdogan chamou os militantes do Hamas de “combatentes da liberdade” e criticou repetidamente a conduta de Israel na guerra, que as autoridades de saúde em Gaza controlada pelo Hamas dizem ter matado 34 mil palestinos. Ao contrário dos EUA e da União Europeia, a Turquia não considera o grupo uma organização terrorista.

Erdogan recebeu o líder político do Hamas em Istambul, no dia 20 de abril, apelando à ajuda imediata a Gaza.

© 2024 Bloomberg L.P.

The post Turquia confirma suspensão de relação comercial com Israel appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.