Brasil apresentará queixa ao governo Trump por tratamento a brasileiros deportados

Deportados dos EUA chegando algemados e com pés acorrentados ao Brasil – Foto: Agência Cenarium

O governo brasileiro anunciou que vai se queixar ao governo de Donald Trump pelo tratamento dado aos imigrantes brasileiros em um voo de deportação recente. Segundo o Itamaraty, o caso envolveu condições precárias na aeronave e relatos de que os passageiros foram submetidos a práticas inadequadas. A decisão foi tomada após o chanceler Mauro Vieira desembarcar em Manaus e ouvir detalhes do ocorrido de autoridades locais. Com informações da coluna de Jamil Chade, no UOL.

O Brasil avalia que houve violação de acordos bilaterais e exigirá explicações de Washington. Entre as queixas, está o uso de algemas nos imigrantes e a ausência de representantes consulares brasileiros durante o embarque. O governo considera o tratamento inaceitável e ressalta que os deportados não deveriam ser tratados como ameaças.

Autoridades brasileiras indicam que, caso os EUA não garantam condições adequadas nos voos de deportação, novas autorizações para essas operações podem ser suspensas. “O Brasil exige respeito aos direitos humanos e condições dignas para nossos cidadãos”, declarou uma fonte do governo.

A questão está sendo discutida nos ministérios para evitar uma crise diplomática com o governo Trump. Há preocupação de que medidas mais duras possam prejudicar os próprios brasileiros que aguardam retorno ao país. O Brasil busca equilíbrio ao lidar com o caso, reforçando a necessidade de diálogo.

Dias antes, o Brasil já havia alertado em uma declaração conjunta com países latino-americanos sobre os riscos das deportações em massa e a criminalização de imigrantes. O governo brasileiro teme que ações excessivas nos EUA possam gerar precedentes negativos para outros países.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.