Opinião O futebol como palco para marcas: estratégia, visibilidade e crescimento Por Tatiana Schuchovsky Reichmann, administradora e CEO da Ademicon

O futebol é uma paixão nacional que mobiliza pessoas de diferentes origens e culturas em busca da vitória e da conquista. Desde sua criação, o esporte acumulou histórias marcantes e ídolos inesquecíveis, como Pelé, Garrincha, Ronaldinho e Neymar.

Por movimentar um mercado bilionário, o futebol tem atraído um número crescente de empresas interessadas em fortalecer suas marcas. Isso porque, ao associar sua imagem a este esporte, as companhias ampliam seu alcance e conquistam um público massivo e diversificado.

Segundo o Mapa do Patrocínio de Uniformes de Futebol no Brasil, divulgado pelo Ibope Repucom em 2024, os 20 clubes da Série A do Brasileirão exibiram 132 marcas ao longo da temporada passada. Esse número representa um crescimento de 13% em relação a 2023, quando 117 empresas diferentes patrocinaram os times da primeira divisão. Como destaque, o setor financeiro lidera o movimento, demonstrando a força do segmento no ecossistema esportivo.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Além da ampla visibilidade, impulsionada por grandes audiências em estádios, transmissões televisivas e redes sociais, as principais vantagens do patrocínio ao futebol incluem a oportunidade de conquistar novos públicos, atingindo diferentes nichos de consumidores; e o aumento do engajamento e da conexão emocional, pois os torcedores possuem uma relação forte com seus clubes e tendem a valorizar marcas que investem em seus times.

Entretanto, os benefícios dessa parceria vão além das empresas patrocinadoras, já que o investimento fortalece os clubes financeiramente, permitindo o desenvolvimento de talentos e aumentando a competitividade das equipes.

Como dito anteriormente, muitas agremiações têm se associado a empresas do setor financeiro, como as de consórcios, para diversificar suas fontes de receita e garantir um crescimento sustentável. Essas alianças são um dos pilares que sustentam o ecossistema esportivo, aumentando o impacto positivo desse modelo.

E por acreditar neste conceito, nos últimos anos, efetivamos diferentes parcerias relacionadas ao território do futebol, com o objetivo de tornar a nossa marca cada vez mais conhecida pelos brasileiros, mostrando a nossa força e solidez. Atualmente, apoiamos grandes times, como São Paulo Futebol Clube, Sociedade Esportiva Palmeiras e Esporte Clube Juventude.

Nosso DNA é pautado pelo planejamento, e essa filosofia está diretamente ligada ao futebol, que exige estratégia, disciplina, comprometimento e trabalho em equipe. Além de fortalecer nossa presença nacional, buscamos contribuir para o desenvolvimento humano e social, impulsionando o crescimento das pessoas que dele fazem parte.


Tatiana Schuchovsky Reichmann é administradora, especializada em gestão empresarial e CEO da Ademicon desde 2020, liderando 370 colaboradores e mais de 8 mil consultores de venda. Em 29 anos de empresa, atuou fortemente na área de Marketing e conduziu o desenvolvimento de diversos setores da companhia, como o Pós-Venda, a Contemplação, a Cobrança e o Financeiro. Em 2024, foi eleita a Empresária do Ano, pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – ADVB/PR.


O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Portal Terra da Luz. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, ou um outro artigo com suas ideias, envie sua sugestão de texto para portalterradaluz.


Leia também | Ministério do Turismo impulsiona desenvolvimento turístico no Maranhão

Regionalização Ministério do Turismo impulsiona desenvolvimento turístico no Maranhão

Tatiana Schuchovsky Reichmann | Foto: divulgação

The post Opinião O futebol como palco para marcas: estratégia, visibilidade e crescimento Por Tatiana Schuchovsky Reichmann, administradora e CEO da Ademicon first appeared on Portal Terra da Luz.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.