Número de mortes em Mianmar após terremoto se aproxima de 150

O líder militar de Mianmar solicitou ajuda internacional na sexta-feira (28) para lidar com as consequências de um forte terremoto que, segundo ele, deixou pelo menos 144 pessoas mortas.

O tremor, que ocorreu na sexta-feira, teve magnitude de 7,7, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA, e foi registrado a 16 quilômetros a noroeste de Sagaing, Mianmar. Um segundo terremoto de magnitude 6,4 também foi registrado na mesma área, segundo o USGS.

O número de mortos e feridos provavelmente aumentará, afirmou o chefe da junta, Min Aung Hlaing, em um discurso em vídeo na emissora estatal MRTV. “Em algumas áreas, edifícios desabaram, portanto, os esforços de resgate ainda estão em andamento”, disse ele. “Enquanto realizamos extensos esforços de resgate e socorro, gostaria de solicitar ajuda.”

O país já aceitou ofertas de assistência da Índia e do AHA Center, uma agência regional de gestão de desastres e assistência humanitária.

Mais de 700 pessoas ficaram feridas, de acordo com as autoridades. O major general Zaw Min Tun, porta-voz do Conselho de Administração do Estado, informou que os hospitais estatais em Naypyidaw, Mandalay e Sagaing estão lotados de pacientes.

Relatos do veículo de notícias estatal The Global New Light of Myanmar indicam que pontes e vários edifícios desabaram em diferentes áreas do país. Um estado de emergência foi declarado em seis províncias, incluindo a capital Naypyidaw e Mandalay, a segunda maior cidade do país, segundo o Conselho de Administração do Estado.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que a Europa está pronta para fornecer apoio a Mianmar e à vizinha Tailândia. O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, que deve visitar Bangkok na próxima semana, também se comprometeu a oferecer assistência.

Os esforços de resgate e reconstrução em Mianmar podem ser complicados pela guerra civil no país, que tem prejudicado a economia. O país está sob controle de uma junta militar desde 2021.

“É altamente provável que a qualidade da construção não seja suficientemente alta para suportar esse nível de tremor, e o número de vítimas certamente aumentará significativamente à medida que mais informações sobre a escala da tragédia se tornarem conhecidas”, afirmou Bill McGuire, professor emérito de perigos geofísicos e climáticos da University College London. Ele acrescentou que o terremoto ocorreu ao longo da Falha de Sagaing, que se estende de norte a sul, próxima a grandes centros populacionais.

Bangkok

Na Tailândia, cerca de 12 pessoas ficaram feridas após o desabamento de um edifício de 30 andares em Bangkok, de acordo com o governador Chadchart Sittipunt. Ele confirmou três mortes. O edifício estava em construção.

As bolsas de valores e futuros suspenderam as negociações, e o vice-primeiro-ministro Prasert Jantararuangtong informou que o sistema de telecomunicações foi interrompido. O ministério dos transportes ordenou a suspensão dos serviços de transporte público de Bangkok, mas uma verificação inicial não encontrou danos no sistema de transporte em massa da cidade.

A primeira-ministra Paetongtarn Shinawatra designou Bangkok como uma “área de emergência”.

A Tailândia é um importante centro de produção de eletrônicos, incluindo componentes de computação e dispositivos de armazenamento. Grandes fabricantes contratados, como Hon Hai Precision Industry e Quanta Computer, que montam dispositivos em nome de muitas das maiores marcas de consumo do mundo, afirmaram anteriormente que não receberam relatos de impactos na região. A Samsung, que fabrica muitos de seus smartphones no Vietnã, informou que não houve impacto nos dois países.

O ministério das finanças da Tailândia afirmou que não há relatos de impacto significativo na economia, na infraestrutura fiscal ou no sistema financeiro.

Terremotos fortes são frequentemente seguidos por réplicas que se espalham para outras áreas, disse Nguyen Xuan Anh, diretor do Centro de Aviso de Terremotos e Tsunamis do Instituto de Geofísica. Embora muitos lugares no Vietnã tenham sentido claramente o tremor, o governo afirmou que é improvável que o terremoto cause danos no país.

© 2025 Bloomberg L.P.

The post Número de mortes em Mianmar após terremoto se aproxima de 150 appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.