VÍDEO – Membros do MBL invadem Unicamp, atacam estudantes e são expulsos

Militantes do MBL são expulsos após invadirem Unicamp. Foto: Reprodução

Militantes do MBL (Movimento Brasil Livre) invadiram um evento da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) nesta quinta (27) no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), interromperam uma aula e atacaram estudantes e professores. Segundo o boletim de ocorrência sobre o caso, ao menos seis homens participaram da ação.

Segundo o site Portal Porque, o grupo invadiu uma sala de aula durante mobilização estudantil pela implementação de cotas para pessoas trans na universidade. Com celulares nas mãos, eles entraram no IFCH filmando os estudantes e gritando ofensas como “viadinho do PT” e “esquerdista”.

Um dos estudantes da Unicamp relatou ter sido agredido com socos no estômago e na região genital. O docente Rafael Rodrigues Garcia também afirmou que foi empurrado e intimidado pelos militantes do grupo de extrema-direita.

A segurança do campus foi acionada e os agressores levados até uma delegacia para prestar depoimentos. Parte dos militares afirmou que estava apenas registrando pichações nas paredes da instituição e negou qualquer tipo de agressão. A Polícia Civil orientou que todos os envolvidos passem por exame de corpo de delito.

Os militantes foram expulsos da universidade por estudantes e viraram meme nas redes. Veja:

A instituição sofreu outros ataques da extrema-direita contra eventos relacionados à diversidade de gênero e políticas afirmativas. A Reitoria da Unicamp já havia publicado uma nota pública criticando ações contra o evento “Virada Transcultural”, realizado no campus.

Nesta sexta (28), a direção do IFCH publicou uma nota repudiando o ataque e afirmou que “não tolera, e não tolerará, que pessoas venham perturbar nosso ambiente de trabalho e estudo, nos intimidando, provocando, ameaçando, agredindo e depredando nossos espaços”.

Leia a nota na íntegra:

Na noite do dia 27 de março de 2025 o IFCH foi, novamente, alvo de ataque politicamente motivado. Um grupo de 6 pessoas, uma delas com camisa do MBL, ameaçou estudantes e professores que estavam em aula. As aulas foram interrompidas e um dos estudantes foi agredido.

A SVC, que assegura a segurança do campus, foi acionada e o grupo foi conduzido ao 4º Distrito Policial, onde um estudante e um professor prestaram depoimento. Foi aberto um boletim de ocorrência pelos crimes de agressão física e homofobia. O diretor associado, Michel Nicolau, acompanhou todo o processo.

Reiteramos que a direção do IFCH não tolera, e não tolerará, que pessoas venham perturbar nosso ambiente de trabalho e estudo, nos intimidando, provocando, ameaçando, agredindo e depredando nossos espaços.

Continuamos vigilantes e tomando todas as providências cabíveis, com o apoio incondicional de toda a universidade.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.