Dirceu adverte petistas por críticas a evangélicos na política: “Nós nascemos nas igrejas”

José Dirceu: o ex-ministro afirmou que a militância petista comete um erro ao criticar a atuação de evangélicos na política – Foto: Reprodução

O ex-ministro José Dirceu, durante evento do PT, afirmou que a militância petista comete um erro ao criticar a atuação de evangélicos na política.

Segundo ele, o problema não está na presença de igrejas ou pastores na vida pública, mas nas posições conservadoras e autoritárias de alguns setores religiosos. “Agora, quando criticamos evangélicos de fazer política, nós estamos errados. As igrejas, os pastores e os evangélicos. Nós nascemos nas igrejas, nas comunidades, nas pastorais”, declarou.

Dirceu relembrou o papel das igrejas durante a ditadura militar, afirmando que eram nesses espaços que se organizavam comitês de greve e ações de resistência. “Era nas igrejas que nós montávamos comitês de greve para arrecadar alimentos”, afirmou. Ele também citou a própria origem do PT em núcleos ligados às comunidades eclesiais de base e às pastorais sociais.

Durante seu discurso, o ex-ministro reconheceu que os projetos do PT e de parte das igrejas evangélicas são opostos. “Por causa do conservadorismo, do liberalismo econômico e muitas vezes do autoritarismo diante de facções evangélicas, não é pela questão da religião. Não é porque eles não podem fazer”, explicou.

José Dirceu – Foto: Reprodução

As falas ocorreram durante a 8ª Conferência da Articulação Unidade na Luta, que discutiu os desafios atuais do PT. O ex-ministro tem participado ativamente de debates e eventos desde que recuperou seus direitos políticos.

Em abril, Dirceu voltou ao Congresso Nacional pela primeira vez em quase duas décadas, participando de uma sessão solene em defesa da democracia. Na ocasião, declarou que “merece voltar para a Câmara dos Deputados”.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.