41% dos brasileiros com renda maior que R$ 8 mil já preferem usar marmita no trabalho, diz pesquisa

Marmitas saudáveis. Foto: Reprodução.

Velha conhecida das classes baixas, a marmita está conquistando até escritórios de alto padrão como os da Faria Lima. É o que aponta um estudo da Kantar Consultoria sobre alimentação no ambiente de trabalho, que registrou uma alta de 112% no uso das marmitas entre as famílias que recebem mais de R$ 8 mil.

Entre o quarto trimestre de 2023 e o quarto trimestre do ano passado, o número de refeições trazidas de casa para o trabalho pularam de 46 milhões para 98,3 milhões, por semana. Esse salto fez com que a parcela de pessoas das classes A e B que usam a marmita subisse de 36,5% para 41,5%, segundo o Globo.

A explicação vai desde o preço dos alimentos fora de casa – alta de 23% no período – mas também a busca por hábitos mais saudáveis.

Para Karine Karam, professora de Comportamento do Consumidor da ESPM, há uma tendência na contramão do consumo imediatista e hipercalórico: “Num mundo tão instantâneo, onde aperto o botão e a comida chega, começamos a observar movimento contrário, num estilo de vida mais voltado para o cuidar de si. Hoje me preocupo com o que estou comendo. E há influência digital muito grande, das redes sociais”.

O criador de conteúdo digital Luiz Felipe Alves, de 31 anos, viralizou nas redes ao compartilhar diariamente a preparação das marmitas que faz para o marido. Com pratos requintados e preparo cuidadoso, os números de audiência de Luiz tem batido recordes.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Luiz Felipe Alves (@euluizfelipealves)

Essa tendência foi percebida por Rhenan Stavola, nutricionista clínico esportivo que atua na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. “A maioria dos meus clientes buscava melhor desempenho em suas atividades físicas. Depois da Covid-19, passei a receber muita gente buscando um corpo mais saudável, mas sem comprometer o orçamento”, afirma.

“A ‘marmitinha’ é uma aliada da boa alimentação, porque, além de otimizar o tempo no momento em que as pessoas reclamam de dias cada vez mais curtos, você pode comer exatamente o que é necessário para alcançar seus objetivos”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.