Atos contra PL da Anistia são realizados em todo o Brasil neste domingo; veja o roteiro

Manifestantes contra o PL da anistia em frente à Câmara Municipal do Rio de Janeiro – Foto: Reprodução

Manifestações contra o PL da anistia aos condenados pelos atos de 8 de Janeiro estão marcadas para este domingo (30) em todo o Brasil. O principal ato será em São Paulo, na Avenida Paulista, convocado pelo deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP), com expectativa de reunir 20 mil pessoas.

A concentração está prevista para começar às 13h na Praça Oswaldo Cruz, próxima à estação de metrô Brigadeiro (Linha 2-Verde). De lá, os participantes marcharão até o antigo DOI-Codi, local ligado à repressão durante a ditadura militar.

Além de São Paulo, sete outras capitais terão protestos: Fortaleza (praia de Iracema, 16h), São Luís (praça Benedito Leite, 9h), Belo Horizonte (praça da Independência, 9h), Belém (praça da República, 8h30), Recife (parque Treze de Maio, 9h), Curitiba (praça João Cândido, 9h30) e Rio de Janeiro (feira da Glória, 10h30).

Em Volta Redonda (RJ), também há manifestação prevista. Os atos são organizados por movimentos sociais como a Frente Povo Sem Medo e a Frente Brasil Popular.

As mobilizações acontecem como resposta ao protesto flopado liderado por Jair Bolsonaro (PL) em Copacabana, em 16 de março.

O ex-presidente Jair Bolsonaro discursa para apoiadores na Avenida Atlântica, em Copacabana, no Rio, em 16 de março – Foto: Alexandre Cassiano

Os organizadores do ato contra a anistia afirmam que a proposta representa uma ameaça à democracia e pedem a prisão do ex-presidente, que se tornou réu no Supremo Tribunal Federal por tentativa de golpe de Estado.

Outras lideranças de esquerda como os deputados Lindbergh Farias (PT) e Erika Hilton (PSOL) também confirmaram presença nas manifestações. Ministros do governo Lula (PT), no entanto, não devem comparecer.

A data do protesto marca o aniversário do golpe militar de 31 de março de 1964. Segundo os organizadores, a escolha reforça a luta contra retrocessos democráticos. A expectativa é contar com a presença de ex-presos políticos, como a família de Rubens Paiva, que foi convidada a participar e discursar durante o ato.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.