“Não estou brincando”: Trump diz que quer 3° mandato, proibido pela Constituição dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Imagem: reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a insinuar neste domingo (30) que poderia buscar um terceiro mandato, desafiando a 22ª Emenda da Constituição. Em entrevista à NBC, ele afirmou que “existem métodos” para isso. “Não estou brincando”, afirmou Trump.

A 22ª Emenda, incluída na Constituição em 1951 após o presidente Franklin D. Roosevelt ser eleito quatro vezes consecutivas, diz que “nenhuma pessoa será eleita para o cargo de presidente mais de duas vezes”.

Ainda assim, Trump, de 78 anos, tem insistido na possibilidade de estender seu tempo no poder. Durante seu segundo mandato, enfraqueceu órgãos federais e afirmou que seus apoiadores querem que ele continue.

“Muita gente quer que eu faça isso”, disse o presidente norte-americano. “Mas basicamente digo a eles que temos um longo caminho pela frente, sabem, é muito cedo na administração.”

Questionado sobre um possível plano no qual seu vice, J.D. Vance, renunciaria após eleito para entregá-lo ao cargo, Trump confirmou que “esse é um” dos caminhos, mas evitou detalhes.

Alterar a Constituição exigiria ampla maioria no Congresso ou o apoio de dois terços dos estados para convocar uma convenção constitucional – seja por uma via ou outra, ele precisaria logo em seguida da ratificação de três quartos de todos os estados. E ambas alternativas parecem pouco prováveis analisando o atual cenário político do país.

Trump afirmou que é “muito cedo para pensar nisso”, mas assegurou que lhe foram apresentados planos que lhe permitiriam buscar a reeleição.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.