A estratégia de Bolsonaro para frear rivais da direita em 2026

Jair Bolsonaro durante ato público – Foto: Reprodução

Jair Bolsonaro (PL) iniciará uma série de viagens pelo Brasil com o objetivo de fortalecer sua imagem entre os eleitores de direita e impedir o avanço de outras lideranças políticas no país. As viagens começam nesta semana, com a primeira parada no Paraná, na quinta-feira (3), seguida por São Paulo na sexta (4) e sábado (5), onde realizará um ato na Avenida Paulista.

Após essa agenda, o ex-presidente visitará o Rio Grande do Norte com o senador Rogério Marinho (PL) nos dias 10 e 11. Membros do PL afirmam que, após se tornar réu por decisão do STF, as viagens do ex-chefe do Executivo estão sendo antecipadas. O objetivo seria dar início às movimentações para 2026, uma vez que o processo contra ele, que pode ser julgado ainda este ano, segue em andamento.

Além de destacar sua gestão, Bolsonaro também tentará conquistar eleitores atacando o governo do presidente Lula (PL). O PL indicou que o Nordeste será uma das regiões prioritárias para as viagens do ex-presidente, com a expectativa de que ele percorra uma semana por cada região até o fim do semestre.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – Foto: Ricardo Stuckert/PR

Na última quarta-feira (26), a Primeira Turma do STF decidiu, por unanimidade, aceitar a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente e mais sete aliados, tornando-os réus por tentativa de golpe de Estado em 2022.

Além de Bolsonaro, foram denunciados Alexandre Ramagem, ex-diretor da Abin; Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça; Augusto Heleno, ex-ministro do GSI; Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência; Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.