Ministério das Comunicações doa computadores para escolas do RS afetadas pelas enchentes

Duas escolas públicas de Canoas, no Rio Grande do Sul, que tiveram seus laboratórios de informática destruídos pelas enchentes de 2024, estão se preparando para reativar esses espaços graças à doação de novas máquinas pelo Ministério das Comunicações.

As Escolas Municipais de Ensino Fundamental David Canabarro, que atende 512 alunos, e Professora Odette Yolanda, com 559 estudantes, receberam dez computadores recondicionados cada uma, provenientes do Núcleo Belém Novo, o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) do estado.

A diretora da Escola Professora Odette Yolanda, Fernanda Camero, destacou a importância da doação, ressaltando que os computadores perdidos eram utilizados em pesquisas, atividades complementares às aulas e avaliações.

“Perdemos tudo. Agora, graças a Deus, estamos recebendo essa doação com muita felicidade”, afirmou.

Fernanda Jardim, diretora da Escola David Canabarro, relembrou o impacto das enchentes, que destruíram todo o andar térreo da instituição, incluindo salas, materiais e documentos. Para ela, a inclusão digital é essencial nesse momento de reconstrução.

“Tivemos que recomeçar praticamente do zero. Os computadores também vão ajudar bastante a escola nessa reconstrução. Foram muitas perdas, então esses computadores serão um grande apoio para a escola.”

O próprio Centro de Recondicionamento de Computadores do Ministério das Comunicações foi afetado pela tragédia, perdendo 275 máquinas.

No entanto, com o esforço de alunos e voluntários, o projeto retomou suas atividades e já se prepara para novas doações a áreas que necessitam de inclusão digital. O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, reafirmou o compromisso do programa.

“Nós temos a missão de não deixar lacunas digitais. Seguiremos com o propósito de doar para escolas públicas, áreas afetadas e projetos que apoiam ações de inclusão social e digital. Temos a certeza de que o Rio Grande do Sul vai se reerguer por completo após essa catástrofe.”

O programa “Computadores para a Inclusão” busca dar um novo destino a equipamentos descartados por órgãos públicos de todo o país. As máquinas são enviadas para os Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs), onde alunos de diversas idades aprendem sobre informática e manutenção de computadores na prática.

>> LEIA TAMBÉM: Em SC, espetáculo arrecada 300 quilos de doações para vitimas de enchentes no RS

Após serem restaurados, os equipamentos são doados para laboratórios de informática em escolas públicas, associações, aldeias indígenas e comunidades quilombolas e rurais.

Até o momento, o programa já destinou quase 60 mil computadores para mais de 1,1 mil cidades, além de ofertar 230 cursos que formaram mais de 51 mil pessoas de todas as idades.

O post Ministério das Comunicações doa computadores para escolas do RS afetadas pelas enchentes apareceu primeiro em Misturebas News.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.