Eduardo Sattamini assume como Country Manager do Grupo ENGIE no Brasil

Executivo substitui Maurício Bähr e mantém sua atual função de diretor-presidente da ENGIE Brasil Energia

A ENGIE anuncia mudanças em sua estrutura de liderança, com a transição de cargos a partir de hoje, dia 1º de abril. As alterações reafirmam o compromisso do Grupo ENGIE com a continuidade da sua estratégia de longo prazo no Brasil, um dos mercados mais relevantes em que atua no segmento de renováveis e infraestrutura de transmissão em todo o mundo.

Eduardo Sattamini, com 25 anos de carreira na Companhia, atual diretor-presidente da ENGIE Brasil Energia, passa a agregar às suas responsabilidades atuais a posição de Country Manager da ENGIE no Brasil. Ele substitui Maurício Bähr, que continuará a exercer um papel estratégico no grupo como presidente dos Conselhos de Administração da EBE, da Jirau Energia e da TAG.

“Após quase 30 anos liderando a ENGIE no Brasil, estou confiante de que a sucessão foi cuidadosamente planejada ao longo dos últimos anos e está em plena conformidade com nossos objetivos de crescimento e sustentabilidade. A transição foi feita de forma estratégica, garantindo que a ENGIE siga firme no caminho da liderança no setor de energia”, diz Bähr.

“Estou muito entusiasmado em assumir o desafio. Agradeço profundamente à gestão de Maurício Bähr, que construiu uma trajetória extraordinária para o Grupo ENGIE. Estou comprometido com a continuidade da execução da nossa estratégia de longo prazo, para seguirmos entregando resultados sustentáveis no país”, explica Sattamini.

Com cerca de três décadas de atuação no Brasil, a ENGIE consolidou sua presença como referência no setor elétrico nacional, com a missão de protagonizar e acelerar a transição energética do país.

Sobre a ENGIE

A ENGIE é um importante player na transição energética e tem como propósito acelerar a transição para uma economia neutra em carbono. Com 98.000 colaboradores em 30 países, o Grupo abrange toda a cadeia de valor da energia, da produção à infraestrutura e vendas. A ENGIE combina atividades complementares: produção de eletricidade renovável e gás verde, ativos de flexibilidade (principalmente baterias), redes de transmissão e distribuição de gás e eletricidade, infraestruturas locais de energia (redes de aquecimento e resfriamento) e fornecimento de energia para domicílios, autoridades locais e empresas.

No Brasil, a ENGIE tem sede em Florianópolis, é a empresa líder em energia 100% renovável do país e atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. A empresa possui cerca de 13 GW de capacidade instalada, provenientes de fontes renováveis e com baixas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e a biomassa. O Grupo ainda dispõe de uma empresa focada em consultoria e oferta de soluções sustentáveis de iluminação pública, gestão de energia, eficiência energética e redução de emissões.

A ENGIE é também a detentora da mais extensa malha de transporte de gás natural do país, com 4.500 km, que atravessam 10 estados e 191 municípios, graças à aquisição da Transportadora Associada de Gás – TAG, concluída em 2020.

A ENGIE teve no país, em 2024, um faturamento de R$ 12,3 bilhões, e somava 2.800 colaboradores.

O post Eduardo Sattamini assume como Country Manager do Grupo ENGIE no Brasil apareceu primeiro em Deolhonailha.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.