1º de abril: entenda como surgiu o “Dia da Mentira”

Bonecos do Pinóquio, personagem frequentemente associado ao “Dia da Mentira”. Foto: Reprodução

Conhecido como “Dia da Mentira”, o dia 1º de abril costuma gerar diversas piadas e fazer com que amigos preguem peças em conhecidos com informações falsas. A tradição surgiu no século XVI, na França, com uma mudança de calendário.

Na época, o calendário gregoriano, com o qual estamos acostumados hoje, substituiu o calendário juliano. No sistema antigo, a virada de ano acontecia no dia 1º de abril e muitas pessoas resistiram às mudanças, continuando a celebrar na mesma data.

Com a alteração e os grupos que não aderiram ao então novo calendário, foram criadas várias pegadinhas, como convites para festas de ano novo que não existiam. A tradição se espalhou mundialmente com o passar dos séculos, sendo famosa até hoje.

A troca de calendários foi feita por clérigos em Trento, na Itália, que queriam dar uma resposta à Reforma Protestante e reafirmar a importância da Igreja Católica. O sistema também modificava a divisão dos meses, passando para 12, com quatro estações distribuídas entre eles.

“The Laughing Fool”, quadro de um bobo da corte medieval, de aproximadamente 1500, que inspira brincadeiras do “Dia da Mentira”. Foto: Reprodução

A Encyclopedia Britannica (plataforma de conhecimento e educação do Reino Unido), no entanto, afirma que as origens do “Dia da Mentira” não são totalmente conhecidas e cita que a data tem uma similaridade com festivais como a Hilária, da Roma Antiga, e a celebração do Holi, na Índia.

Inicialmente, a data ficou conhecida como “Bobo de Abril”, mas ganhou outros nomes em alguns países, como “Dia dos Tolos” ou “Dia dos Bobos”. No Brasil, o primeiro registro de um dia da mentira ocorreu em um jornal mineiro, em 1828, com a notícia de que o então rei Dom Pedro I havia morrido.

Outros veículos de comunicação já pregaram peças similares em outros países. A BBC, em 1980, anunciou que o Big Ben, relógio famoso da capital da Inglaterra, seria substituído por um aparelho digital chamado “Digital Dave”.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.