Juiz de Fora terá mutirão de serviços para pessoas em situação de rua

frio moradores de rua by fernando priamo

Juiz de Fora receberá a primeira edição do Mutirão Rua de Direitos, uma iniciativa do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O evento está previsto para acontecer no dia 12 de maio e tem o objetivo de oferecer diversos serviços voltados para a população em situação de rua e em vulnerabilidade social. 

De acordo com a presidente do Núcleo de Voluntários do TJMG, desembargadora Maria Luíza de Marilac Alvarenga Araújo, a realização do Rua de Direitos em outra comarca, além de Belo Horizonte, demonstra o êxito do projeto. “Nosso objetivo é difundir a cultura do voluntariado em todo o estado de Minas Gerais e cumprir com as diretrizes da Resolução 425/2021, do CNJ, que dispõe sobre a política nacional de acesso à Justiça de atenção às pessoas em situação de rua e suas interseccionalidades”, disse. 

O juiz diretor do Foro da Comarca de Juiz de Fora, Paulo Tristão Machado Júnior, afirma que a meta é realizar outras edições do Rua de Direitos. “Estamos com uma ótima expectativa para a realização do evento. O nosso objetivo é atender mais de 600 pessoas em situação de rua e vulneráveis. Tivemos uma recepção muito boa dos parceiros, que disponibilizarão diversos serviços e orientações para a população. Tenho certeza de que será uma ação exitosa”, afirmou.

O magistrado ainda ressaltou que, entre os serviços a serem ofertados, estão vacinação, roda de conversas, emissão de documentos, atendimentos de saúde e orientações sobre serviços de primeiros socorros. 

Até o momento, o mutirão conta com os seguintes parceiros: Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG); Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6); Prefeitura de Juiz de Fora; Câmara Municipal de Juiz de Fora; Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG); Defensoria Pública da União (DPU); Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG); Ministério Público de Minas Gerais (MPMG); Exército; Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG); Instituto Nacional de Serviço Social (INSS); Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais (Recivil); Subseção Juiz de Fora da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB-MG); e Universidade Salgado de Oliveira (Universo); entre outros. 

O post Juiz de Fora terá mutirão de serviços para pessoas em situação de rua apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.