
Metade dos brasileiros acredita que o governo Lula (PT) deve retaliar o “tarifaço” imposto pelos Estados Unidos sob a gestão de Donald Trump, conforme pesquisa Latam Pulse, realizada pela AtlasIntel em parceria com a Bloomberg.
O levantamento mostrou que 49,5% dos entrevistados apoiam uma resposta do Brasil ao aumento de tarifas comerciais anunciado por Trump, enquanto 44,4% se opõem.
Entre os apoiadores do atual chefe de Estado brasileiro, 78,2% defendem a retaliação, enquanto 75,3% dos eleitores de Jair Bolsonaro são contrários a medidas contra os norte-americanos.
Dos que apoiam uma resposta, 45,2% sugerem elevar as tarifas sobre produtos dos EUA, enquanto 44,7% preferem estreitar relações com países concorrentes, como a China. Outros 5% propõem restringir investimentos norte-americanos, 4,9% defendem medidas alternativas e 0,3% sugerem reduzir as reservas em dólar.
A pesquisa também abordou os impactos das medidas. Para 44,7%, as tarifas devem aumentar a inflação no Brasil. Já 32,7% não veem efeitos nos preços. Outros 11,1% acreditam que pode haver redução da inflação, enquanto 11,5% não souberam responder.
Trump deve anunciar novas taxas sobre importações nesta quarta-feira (2), que podem variar entre 10% e 25% por país. Em fevereiro, os EUA já haviam estabelecido uma tarifa de 25% sobre aço e alumínio, afetando produtos brasileiros. Segundo negociadores, os percentuais serão fixos por país e se somarão às taxas já existentes.

Na terça-feira (1º), a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou um projeto que autoriza o governo a reagir a barreiras comerciais impostas por outros países. A proposta teve apoio de parlamentares de diferentes partidos e cria mecanismos para defesa do comércio nacional.
O levantamento citado foi feito entre os dias 20 e 24 de março, com 4.659 entrevistados. A margem de erro é de um ponto percentual. Do total, 6,1% não souberam opinar.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line