Este aplicativo ajuda a alertar sobre o aquecimento global

Atualmente existem milhares de campanhas para alertar o público e conscientizá-lo sobre os efeitos do aquecimento global, mas nem sempre os mensagens estão estruturadas de forma a obter sucesso com o público-alvo para convencê-lo a agir.

Diante dessa problemática, um grupo internacional de pesquisadores desenvolveu um aplicativo para ajudar as pessoas que desejam divulgar sua mensagem sobre questões climáticas a garantir que gerem o maior apoio possível, seja de pesquisadores, políticos, responsáveis pela tomada de decisões ou legisladores.

“Escrever uma carta para as gerações futuras é a forma mais eficaz de aumentar o apoio político às medidas climáticas e aumentar a crença de que a mudança climática é um problema. A segunda medida mais eficaz é afirmar que quase todos os especialistas em clima concordam.”

Christian Klöckner, professor do Departamento de Psicologia da NTNU, que fez parte da equipe de pesquisa.

Um total de 59.000 pessoas de 63 países participaram das pesquisas realizadas para criar o aplicativo chamado Climate Intervention Webapp. Além disso, cerca de 250 pesquisadores participaram do trabalho de testar diferentes mensagens e táticas sobre o clima.

“Esta ferramenta é o resultado de um estudo pioneiro no qual participaram pessoas de 63 países, o que nos permitiu compreender e aproveitar que tipo de mensagens sobre o clima são mais eficazes em escala global”, explicou ao Metro Isabel Richter, professora associada do Departamento de Psicologia da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU) e que fez parte da equipe de pesquisa.

Este estudo analisa diferentes variantes e também recebeu respostas de pessoas de todo o mundo, e não apenas de países ocidentais industrializados. Os pesquisadores coletaram dados entre julho de 2022 e maio de 2023, portanto os números são muito recentes. Tanto o aplicativo quanto o método que o sustenta foram publicados na Science Advances com o título “Abordar as mudanças climáticas com ciências do comportamento: Um torneio mundial de intervenções em 63 países”.

Como parte do estudo, os pesquisadores expuseram as pessoas a diferentes variações de mensagens sobre o clima e tarefas relacionadas com a mudança climática. Em seguida, investigaram suas atitudes em relação a diferentes medidas climáticas e outros tipos de respostas. Para medir a eficácia dos métodos, verificaram até que ponto os participantes estavam dispostos a apoiar diferentes pontos de vista e medidas em relação à mudança climática.

Os resultados da pesquisa mostraram que 86% dos participantes acreditavam que a mudança climática representa uma ameaça. Mais de 70% eram a favor de medidas sistemáticas e coletivas para lidar com a mudança climática.

Alguns exemplos de mensagens e seu resultado entre o público

-INTIMIDAÇÃO: “A mudança climática representa uma séria ameaça para a humanidade”.

Todas as táticas aumentaram a probabilidade de as pessoas compartilharem a mensagem sobre o clima nas redes sociais, e este estilo de mensagem catastrofista foi o mais eficaz, pelo menos globalmente.

-CONHECIMENTO: “99% dos especialistas em clima acreditam que o planeta está aquecendo e que as mudanças climáticas são principalmente causadas pela atividade humana”.

Esta mensagem, que apela ao senso de conhecimento do receptor, aumentou o apoio às medidas climáticas na Romênia em 9%. No entanto, no Canadá, reduziu o apoio em 5%.

-EMOÇÕES: Escrever uma carta para uma criança próxima sobre as medidas climáticas que estamos tomando hoje para tornar o planeta um lugar habitável em 2055. Essa tática aumentou o apoio às medidas climáticas na Nigéria, Rússia, Gana, Brasil e Estados Unidos em 5% a 10%. No entanto, em países como Índia, Sérvia e Emirados Árabes Unidos, teve pouco efeito, ou até reduziu ligeiramente o apoio.

Aqui você pode ver o estudo completo

5 perguntas para…

Isabel Richter, professora associada do Departamento de Psicologia da NTNU, que fez parte da equipe de pesquisa

O que os levou a desenvolver um aplicativo para divulgar mensagens sobre as mudanças climáticas?

Conscientes da diversidade do panorama mundial das percepções sobre as mudanças climáticas, desenvolvemos um aplicativo para enfrentar o desafio de fazer com que as mensagens ressoem em diferentes contextos culturais e demográficos. Esta ferramenta é o resultado de um estudo pioneiro no qual participaram pessoas de 63 países, o que nos permitiu compreender e aproveitar que tipo de mensagens sobre o clima são mais eficazes em escala global e em regiões específicas, como os Estados Unidos.

Como funciona o aplicativo e para quem é direcionado?

A aplicação utiliza um banco de dados de respostas globais a diferentes mensagens sobre o clima para ajudar os usuários, como políticos e defensores da causa, a elaborar comunicações personalizadas. Analisa as características do público-alvo, como localização, idade e ideologia política, para recomendar estratégias de mensagens que tenham demonstrado eficácia em perfis demográficos semelhantes.

Como analisaram as reações das pessoas aos diferentes tipos de mensagens sobre mudanças climáticas?

– Realizamos um amplo estudo com mais de 59.000 participantes de todo o mundo, incluindo os EUA, para verificar as reações a diferentes estratégias de mensagens sobre a mudança climática. Foi medido como essas mensagens influenciavam as opiniões das pessoas sobre as ameaças climáticas, o apoio às políticas e sua disposição para empreender ou defender ações ambientais.

De acordo com o estudo, que tipos de mensagens funcionam melhor para divulgar informações sobre o aquecimento global e por quê?

-Nossa pesquisa mostra que mensagens que destacam os sucessos alcançados no passado na luta contra as mudanças climáticas e enfatizam o consenso científico sobre o assunto são as mais eficazes. Essas abordagens são especialmente poderosas, pois se baseiam em uma sensação de ação alcançável e fatos verificados, o que aumenta significativamente o comprometimento e o apoio às políticas climáticas, especialmente em diversos ambientes internacionais e nos Estados Unidos.

Que tipo de mensagens são menos eficazes para divulgar informações sobre o aquecimento global e por quê?

Embora as mensagens catastrofistas possam estimular o compromisso a curto prazo, como compartilhá-las nas redes sociais, são menos eficazes para motivar ações a longo prazo e o apoio a políticas, especialmente entre os céticos. Isso é crucial em um cenário tão diversificado como o americano, onde as diferenças demográficas e ideológicas influenciam significativamente nas percepções e reações em relação às mudanças climáticas. Estes resultados destacam a importância de adaptar as mensagens às crenças e atitudes do público em relação às mudanças climáticas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.