Índice de small caps é primeiro dentre os índices dos EUA a entrar em ‘bear market’

O urso chegou primeiro nas small caps nos Estados Unidos. Antes consideradas as principais beneficiárias das políticas do governo Trump, as pequenas empresas já parecem enfrentar tendência de queda. O índice Russell 2000, o principal para small caps, caiu cerca de 6,59% nesta quinta-feira, acompanhando movimento baixista observado no resto do mercado.

Desde seu fechamento recorde, em 25 de novembro, o índice acumula cerca de 22% em perdas. Para a métrica usual de Wall Street, isso significa mercado em baixa (até 10% é visto no mercado por lá como correção). Os principais índices de ações se mantém em baixa, com Dow Jones despencando 3,98%, S&P 500 perdendo 4,84% e Nasdaq recuando 5,97% nesta quinta.

Ao logo, as perdas desses índices ainda não indicam “bear market”. O Dow Jones pede pouco mais de 10% enquanto os outros dois ainda se mantém em território de correção. “Eles estão sendo impactados porque a economia está se enfraquecendo. Isso vai prejudicar os lucros”, disse Keith Lerner, co-diretor de investimentos da Truist, à CNBC. “Por outro lado, eles ainda estão pagando altos níveis de juros sobre a dívida porque têm mais desse tipo de dívida com taxa flutuante.”

“Eles estão sendo pressionados de ambos os lados”, acrescentou.

O índice de small caps viu seus últimos bons dias logo após a eleição de Donald Trump, quando teve avanço de 8,6%. A expectativa do mercado era que assim permanecesse. No entanto, nomes como Victoria’s Secret e Urban Outfitters, ambos varejistas de vestuário, puxaram o índice para baixo. E, como em todo mundo, as empresas menores e, em especial, as varejistas são particularmente sensíveis a mudanças econômicas e tem menos flexibilidade financeira na comparação com grandes empresas.

“As pequenas empresas, na primeira metade de uma recessão econômica, geralmente caem 13%, então já está pior do que onde estávamos para a recessão média”, disse Steven DeSanctis, estrategista de ações que cobre empresas de pequeno e médio porte na Jefferies, em uma entrevista à CNBC. “Para o mercado em baixa médio, as pequenas empresas caem 26%, então estamos nos aproximando desse número”.

Em sua visão, o fundo estaria justamente no momento de início de redução das taxas do Federal Reserve. De acordo com a ferramenta FedWatch, do CME Group, isso deve acontecer na reunião de 18 de junho, com possibilidade de mais um corte na reunião seguinte, em 30 de julho.

“Se a economia ficar fraca o suficiente, teremos apoio do Fed? Nós dizemos que sim. Isso geralmente é bom para as pequenas empresas”, disse o estrategista de ações.

The post Índice de small caps é primeiro dentre os índices dos EUA a entrar em ‘bear market’ appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.