Senador do PT defende combate mais duro ao crime e critica “romantismo” da esquerda

O Senador Fabiano Contarato (PT-ES) em sessão plenária Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Único representante da esquerda na Comissão de Segurança do Senado, o senador e ex-delegado Fabiano Contarato (PT-ES) quer que Lula endureça o discurso sobre segurança pública. Em entrevista concedida ao Uol, o parlamentar defende que os progressistas abandonem o “romantismo” ao tratar do tema e ainda cobra medidas mais enérgicas do presidente Lula quanto ao tema. Confira trechos:

“Tem que endurecer [o discurso na segurança pública], não tenho dúvidas. Ele [Lula] está fazendo mudanças sobre o que mais incomoda a população. Tudo com responsabilidade. Não sou favorável a se ter um comportamento punitivista exacerbado indiscriminadamente.” (…)

“O presidente tem sim que fazer esse diálogo de forma responsável, mas muito mais incisiva, muito mais dura com o combate à criminalidade.” (…)

O presidente Lula e o senador Fabiano Contarato em foto de maio de 2023. Foto: Ricardo Stuckert

“Ficamos com o rótulo de que a gente defende direitos humanos apenas para pessoas estão sendo licenciadas pela liberdade. Isso que a gente tem que mudar.” (…)

“Temos que parar com certo romantismo e enxergar a realidade como ela se impõe no Brasil. Não é razoável você sair de casa e não ter segurança de andar com relógio ou celular; não ter a segurança pública como um direito constitucional” (…)

“A direita e a extrema direita fazem um recorte socioeconômico que criminaliza a pobreza e a cor da pele. Eu quero aumentar a pena da corrupção ativa, dos crimes praticados por funcionários públicos. Por que a direita não faz isso?”

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.