´Trump Put’ ou ‘Fed Put’? Especialistas analisam qual movimento causará mais impacto

No mais recente episódio do podcast Stock Pickers, os estrategistas Fernando Ferreira, da XP Investimentos, e Raphael Figueredo, conhecido como Rafi, da XP, discutiram o risco de recessão na economia americana e seus reflexos no mercado financeiro. A conversa, conduzida por Lucas Collazo e Henrique Esteter, abordou ainda a influência do Federal Reserve (Fed) e a possibilidade de um novo ciclo de cortes de juros.

Ferreira e Figueredo destacaram a crescente preocupação com uma eventual desaceleração econômica nos Estados Unidos, que, mesmo não sendo severa, poderia fazer parte de um planejamento não assumido pelo governo americano. “Tem, no entanto, muita gente já começando a duvidar se realmente isso faz parte dos planos”, afirmaram.

Um dos temas centrais da discussão foi o chamado “Trump put”, um termo que faz referência a uma possível política de Donald Trump para sustentar o mercado em sua segunda passagem pela presidência. No entanto, Ferreira destacou que uma outra variável pode ter maior impacto imediato: a “Fed put”, uma ação do Federal Reserve para conter uma desaceleração da economia por meio da política monetária. “Acho que o primeiro a reagir é o Fed. Ele tem uma tendência a ser mais doce e a reduzir juros”, comentou.

Atual conjuntura

Os especialistas também ressaltaram que a atual conjuntura dá espaço para cortes de juros, diferentemente do período recente de política monetária restritiva. “Quando pensamos no Brasil, com juros próximos a 15%, e nos Estados Unidos, com cerca de 5%, se houver desaceleração ou até uma recessão, há margem para cortes”, explicou Figueredo. Ainda assim, a inflação continua como um fator de preocupação, com projeções do Fed para o PCE (um dos principais indicadores de inflação) acima da meta de 2%.

Outro ponto levantado foi o impacto desse cenário na estratégia de investimentos. O debate girou em torno da valorização das bolsas, em especial do índice S&P 500. “Por muito tempo, o mercado falou que o S&P estava caro demais. Agora, começa a cair, e surge a dúvida: já está num preço interessante para entrar?”, questionaram.

A incerteza ronda os mercados

Segundo os especialistas, apesar da queda recente, ainda existe incerteza, o que exige cautela. “Podemos começar a adicionar posições, mas de maneira bem cadenciada”, afirmou Ferreira. Além disso, ele destacou que a atenção excessiva sobre as grandes empresas de tecnologia (as chamadas Mag Seven) pode estar desviando o foco de outras oportunidades dentro do mercado americano e global.

Com um ambiente econômico volátil, os investidores devem manter uma estratégia balanceada, observando as decisões do Fed e os desdobramentos políticos nos Estados Unidos, que podem influenciar diretamente os rumos da economia global.

The post ´Trump Put’ ou ‘Fed Put’? Especialistas analisam qual movimento causará mais impacto appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.