Os maiores acertos do governo Lula, segundo a pesquisa AtlasIntel

O presidente Lula (PT): pesquisa AtlasIntel trouxe boas notícias para o governo petista. Foto: Reprodução

Apesar da desaprovação recorde de 53,6% ao governo do presidente Lula (PT), a pesquisa AtlasIntel divulgada na última terça-feira (1º) apontou avaliações favoráveis para a maioria das medidas adotadas pela gestão petista.

O levantamento mostrou que, entre 20 ações analisadas, 15 foram classificadas como acertos pela maior parte dos entrevistados.

A medida mais bem avaliada foi a “gratuidade para todos os medicamentos e itens do Farmácia Popular”, considerada um acerto por 87% dos respondentes. Apenas 8% apontaram a ação como erro, enquanto 5% disseram não saber.

A nova fase do Farmácia Popular foi um dos destaques do pronunciamento feito por Lula em rede nacional no fim de fevereiro, ao lado do programa Pé-de-meia, voltado ao incentivo à permanência de jovens no ensino médio, que não foi incluído na pesquisa.

Entre as outras ações aprovadas pela maioria estão o programa Desenrola, de renegociação de dívidas, e o Mais Acesso a Especialistas na Saúde, ambos com 77% de avaliação positiva. Também receberam ampla aprovação a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês, com 76%, e a liberação para saque de valores retidos no FGTS, que atingiu 71%.

Na outra ponta, a medida considerada mais impopular foi o imposto sobre compras internacionais de até 50 dólares, conhecido como “taxa das blusinhas”, sancionado por Lula em junho do ano passado. Para 66% dos entrevistados, a decisão foi um erro, enquanto apenas 26% a classificaram como acerto.

Outras iniciativas que registraram avaliação mais negativa do que positiva foram a retirada de empresas públicas do programa de privatizações, como os Correios (46% contra 45%), a implementação do novo arcabouço fiscal (43% contra 37%), a tentativa de fiscalização de transações via Pix acima de R$ 5 mil mensais (59% contra 36%) e a exigência de cotas de emprego para detentos em regime semiaberto ou ex-detentos em licitações públicas (50% contra 27%).

A pesquisa da AtlasIntel ouviu 4.659 pessoas entre os dias 20 e 24 de março, com amostragem digital aleatória. A margem de erro é de 1 ponto percentual, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento integra o relatório Latam Pulse, produzido em parceria com a Bloomberg.

Confira:

Pesquisa do instituto AtlasIntel questionou entrevistados sobre decisões do governo Lula
AtlasIntel: erros e acertos do governo Lula (PT). Foto: Reprodução

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.