Livro recria presença de Noel Rosa em Belo Horizonte

Nem todos sabem que Noel Rosa, o Poeta da Vila, morou em Belo Horizonte nos primeiros meses de 1935, há exatamente 90 anos. Recém-casado com Lindaura Neves, ele veio em lua de mel e também para se tratar de tuberculose pulmonar. Quem resgata esse episódio é o jornalista e escritor Jorge Fernando dos Santos, no livro “Cordiais saudações, Noel Rosa” (Editora Patuá). O lançamento será no sábado (5/4), no restaurante Esquina Santê (Rua Silvianópolis, 464, Santa Teresa), a partir das 11h.

O evento contará com a participação do grupo vocal OverVozes, interpretando canções de Noel. A regência será do maestro e violonista Hudson Brasil.

Na capital mineira

Após uma viagem cansativa no trem da Central do Brasil, o casal de Vila Isabel se hospedou na casa dos tios do sambista, no bairro Floresta. Noel, inclusive, ficaria alguns dias internado na Santa Casa, chegando a engordar 12 quilos. No romance-histórico, Jorge Fernando mistura realidade e ficção. Desse modo, convida o leitor a uma viagem lúdica pelas ruas de uma BH ainda bucólica, então conhecida como “Cidade Jardim”.

No livro, em BH, Noel Rosa frequentou o dancing Montanhez, uma roda de samba na Pedreira Prado Lopes e a experimental Rádio Mineira. Tornou-se amigo de músicos como Delê Andrade e Rômulo Paes. Também se encontra com Carlos Drummond de Andrade, Abgar Renault, Achilles Vivacqua e outros jovens escritores da cidade.

Jorge Fernando justifica a tese lembrando que, na BH provinciana dos anos 30, “todos os caminhos levavam à Rua da Bahia com seus bares e cafés”. Ou à Lagoinha boêmia, repleta de cabarés, malandros e profissionais do sexo”. No imaginário do ficcionista, Noel Rosa ressurge aos pés da
Serra do Curral com diálogos espirituosos, em animadas noitadas de boemia, samba e seresta.

O autor

Natural de BH, com passagem pela redação do Estado de Minas como articulista, cronista, repórter e editor, Jorge Fernando dos Santos tem 51 livros publicados. Seu novo livro teve como ponto de partida um musical inédito escrito no centenário de nascimento de Noel. Assim, à despeito da tuberculose e da tristeza de sonhos desfeitos, o Poeta da Vila aparece no livro como figura bem-humorada e cheia de vida.

Serviço

Lançamento do livro “Cordiais saudações, Noel Rosa” (Editora Patuá)

Quando. Sábado (5/4), a partir das 11h
Onde. Esquina Santê (Rua Silvianópolis, 464, Santa Teresa),

The post Livro recria presença de Noel Rosa em Belo Horizonte appeared first on Culturadoria.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.