
Há muita gente que não gosta do Menu Iniciar do Windows 11, mesmo com ele já tendo passado por algumas mudanças desde que o sistema foi lançado. Se é o seu caso, não perca a esperança: um teste em andamento sugere que a Microsoft vai deixar o Menu Iniciar mais prático e agradável de se usar.
Para a maioria esmagadora dos usuários, o Menu Iniciar é o principal ponto de partida do sistema operacional. O problema é que a Microsoft vem tentando modernizar o recurso desde o Windows 8. A simplicidade existente até então, que era o que tornava o Menu Iniciar tão prático, foi substituída por uma série de mudanças questionáveis.
Como exemplo, no padrão atual, o Menu Iniciar do Windows 11 exibe ícones de aplicativos em uma disposição que lembra a interface de celulares ou tablets e, na área Recomendações, mais abaixo, indica os últimos arquivos ou softwares abertos.
Não é uma abordagem necessariamente ruim, pelo menos não para todo mundo. Mas um Menu Iniciar que vai “direto ao assunto” certamente seria mais interessante.
Como é o possível novo Menu Iniciar do Windows 11?
O perfil @phantomofearth do X, que tem um longo histórico de descobertas de recursos no Windows, fez um rápido vídeo mostrando o novo Menu Iniciar.
Hidden in today’s Dev/Beta CUs: a major update to the Windows 11 Start menu! It has a new, larger layout with everything on one scrollable page, with the “All” list below recommendations – which can FINALLY be turned off! Pinned list is now limited to 2 rows, but can be expanded. pic.twitter.com/JkP3V2I5g6
— phantomofearth
(@phantomofearth) April 3, 2025
Como é possível perceber, a ferramenta continua sendo exibida de modo centralizado, por padrão, mas aparenta estar um pouco mais larga. E, para quem não gosta da área Recomendações, ela finalmente pode ser desativada.
Se o usuário optar por manter a área Recomendações, ela será mostrada de modo mais discreto, fazendo o espaço útil do Menu Iniciar priorizar a exibição dos ícones de softwares.
Em linhas gerais, o novo Menu Iniciar volta ao básico ao dar acesso rápido a todos os aplicativos instalados. A parte superior continua exibindo ícones fixos, que podem ser definidos pelo usuário. Mas, logo abaixo, os aplicativos aparecem em uma lista classificada em ordem alfabética ou em categorias, conforme a preferência.
É uma abordagem mais simples, mas que, pelo menos na primeira olhada, parece ser mais funcional do que a atual.
Quando o novo Menu Iniciar chega ao Windows 11?
Talvez nem a Microsoft saiba ao certo, pois o recurso ainda está em teste. O novo Menu Iniciar foi encontrado nas compilações 26200.5518 e 26120.3671 do Windows 11, disponíveis nos canais Dev e Beta do programa de testes Windows Insider.
Normalmente, a Microsoft só implementa recursos como esse de modo oficial após receber feedback dos testadores e aplicar eventuais ajustes. Mas a companhia também pode desistir da ideia se os testes não tiverem o resultado esperado.
Da minha parte, torço para que a ideia vingue, pois gostei do novo Menu Iniciar.
É válido destacar que este é apenas um dos vários testes que a Microsoft conduz no programa Windows Insider. Outro recente é o que faz os ícones da barra de tarefas do Windows 11 diminuírem para mais aplicativos caberem ali.
Windows 11 pode finalmente ganhar um Menu Iniciar mais usável