Lula vence Bolsonaro e todos adversários em 2026, diz nova pesquisa Datafolha

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Foto: Ricardo Stuckert/PR

Mesmo diante de incertezas sobre a oposição de Jair Bolsonaro (PL) e de seus aliados, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a preferência do eleitorado em todos os cenários avaliados para 2026. A constatação é de pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (5), que incluiu até a hipótese de Bolsonaro recuperar seus direitos políticos antes da eleição.

Nos cruzamentos com diferentes nomes da direita, Lula se mantém à frente, variando pouco no patamar de votos independentemente do adversário. Quando o ex-presidente Bolsonaro entra na disputa, o petista atinge 36% das intenções de voto, contra 30% do antigo ocupante do Planalto, reforçando a atual vantagem do líder do PT.

Também foram analisados cenários sem Bolsonaro, mas com possíveis herdeiros políticos, entre eles a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Em todos, Lula fica na liderança, superando inclusive Ciro Gomes (PDT), outro nome constante em disputas presidenciais.

No agregado, os governadores Ratinho Junior (PSD-PR), Romeu Zema (Novo-MG), Eduardo Leite (PSDB-RS) e Ronaldo Caiado (União Brasil-GO) aparecem com menores intenções de voto, variando entre 2% e 5%. Mesmo sem oficializarem candidaturas, todos eles têm sido mencionados como potenciais representantes do campo conservador ou de centro-direita.

Fonte: Pesquisa Datafolha realizada presencialmente com 3.054 pessoas de 16 anos ou mais em 172 municípios pelo Brasil nos dias 1 a 3.abr; a margem de erro é de 2 p.p., para mais ou para menos

A pesquisa ouviu 3.054 brasileiros em 172 municípios, entre terça-feira (1º) e quinta-feira (3), com margem de erro de dois pontos percentuais. Enquanto Lula ostenta posições majoritárias em diversos recortes sociodemográficos, sobretudo no Nordeste, a taxa de rejeição ao petista (42%) permanece ligeiramente abaixo da rejeição a Bolsonaro (44%).

O levantamento sugere que, faltando um ano e meio para a eleição, há pouco interesse do público no pleito, mas, ainda assim, deixa claro que Lula sai na frente — e com folga — contra nomes tanto do bolsonarismo quanto de outras forças políticas que possam surgir como alternativas.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.