
O índice Nasdaq (NDX) segue pressionado pela tendência de baixa e já acumula queda de quase 22% em 2025. Gilberto Coelho, analista técnico da XP, destaca que o rompimento de suporte importante poderá acender um sinal de alerta para o mercado.
Segundo Coelho, o topo do ano foi registrado próximo dos 22.240 pontos. A partir deste ponto o índice perdeu força e rompeu para baixo as médias móveis de 21 e 200 dias — representadas nos gráficos pelas cores laranja e cinza, respectivamente.
Essa reversão técnica intensificou a pressão vendedora, o que levou o índice a se aproximar de um dos principais suportes, na região dos 17.000 pontos.
Para o analista, esse patamar nos 17.000 pontos é uma região de extrema relevância. “Se perdido, poderá levar o índice a testar os 14.000 pontos”, alerta Coelho, o que poderá intensificar ainda mais o movimento vendedor.
Apesar do cenário negativo, Coelho vê possibilidade de repiques técnicos no curto prazo, sem, no entanto, mudar a tendência principal do índice. “Caso tenha algum repique de alta, poderia testar resistências nos 18.500 ou 19.500 pontos, sem perda da tendência principal de baixa”, concluiu.

Guia da análise técnica:
- O que é uma linha de tendência na análise gráfica?
- O que são médias móveis e como usá-la para estratégia de Trade
- IFR: O que é o índice de força relativa?
- Bandas de Bollinger: como usar e interpretar?
- Como o MACD pode identificar e interpretar tendências do mercado?
Confira mais conteúdos sobre análise técnica no IM Trader. Diariamente, o infomoney publica o que esperar dos minicontratos de dólar e índice.
The post Análise técnica: Pressão vendedora derruba Nasdaq; índice já caiu 22% – e agora? appeared first on InfoMoney.