Final de semana dos 141 anos de Camboriú teve Festa dos Amigos e corte de bolo de 41 metros

Camboriú comemorou seus 141 anos de emancipação no último sábado (5) após uma semana de comemorações, mas o ponto alto foi no final de semana, quando aconteceu a Festa dos Amigos, que reuniu milhares de pessoas em torno da Praça das Figueiras, no Centro da cidade. 

Festa dos Amigos

(Divulgação/PMC)

A Festa dos Amigos de Camboriú atraiu, segundo a prefeitura, cerca de sete mil pessoas e foi marcada por uma programação diversificada, que incluiu música e gastronomia local. 

O objetivo foi promover a integração entre moradores e visitantes (incluindo moradores de Balneário, como a prefeita Juliana Pavan, filha do prefeito de Camboriú, Leonel Pavan), contou com a participação de 25 grupos distribuídos em 37 tendas.

Cada tenda ofereceu uma experiência diferente, com apresentações de diferentes estilos musicais, como pagode, sertanejo e música gaúcha, criando um ambiente inclusivo e familiar para pessoas de todas as idades.

A celebração foi um dos principais momentos da programação dos 141 anos de Camboriú, com uma proposta de valorizar a cultura local e promover o turismo. Para isso, foram arrecadadas 740 telhas de fibrocimento durante a inscrição dos grupos, o que reforçou a participação ativa da comunidade nas festividades.

Corte do bolo de 41m

Juntos os 61 bolos mediram 41m (Divulgação/PMC)
O vice Josias e o prefeito Pavan no corte do bolo (Divulgação/PMC)

Também teve o tradicional corte do bolo, que este ano contou com 61 bolos decorados, atingindo 41 metros de comprimento – ao Página 3, o prefeito Leonel Pavan disse que foram 41m porque 141m seria um bolo ‘muito grande’. 

Dos 61 bolos, 34 foram produzidos por escolas da cidade e 27 foram doados por padrinhos e madrinhas do evento.

Durante a gincana, os quatro bolos mais bonitos foram selecionados pelos jurados, com os vencedores sendo as escolas: Pré Mariza Galdine (primeiro lugar), CEI Otília Santos da Silva (segundo lugar), CEI Orlando Souza Filho (terceiro lugar) e CEI Neide Merísio (quarto lugar). Os prêmios incluíram um passeio de helicóptero e cortesias para a Fazenda Caetés.

Lema é integração

Pavan discursando sobre governo integrado (Divulgação/PMC)

O prefeito Leonel Pavan marcou presença em todas as atividades e enfatizou a importância da integração entre todos os setores da sociedade. 

“O nosso lema é ‘Camboriú, governo integrado’. A integração é o caminho, pois precisamos unir a população, sem distinção de classe social ou partido político, para que todos convivam com as diversas culturas e tradições que fazem parte da nossa história”, disse Pavan.

Prefeito assina projeto para instituir Agito no Bairro (Divulgação/PMC)

Além da Festa dos Amigos e corte bolo, a semana de aniversário de Camboriú teve eventos culturais, sociais, educacionais, esportivos e ações na área da saúde. 

Durante as comemorações, foram inauguradas obras, assinados novos projetos, como o  projeto de Lei que institui o programa “Agito no Bairro” (projeto de sucesso desenvolvido por Balneário Camboriú entre 1997 e 2008, idealizado quando Pavan era prefeito da cidade) e apresentados planos para o futuro da cidade, evidenciando o compromisso da gestão municipal com o crescimento e bem-estar da comunidade.

Pavan concedeu uma entrevista ao jornal sobre os 141 anos de Camboriú que pode ser lida aqui.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.