Como ministros do STF reagiram ao discurso de Tarcísio em ato pró-anistia em SP

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) sorrindo lado a lado
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) antes de ato na Avenida Paulista – Reprodução/X

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) interpretaram como uma mudança de tom o discurso do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sobre a anistia aos réus dos atos de 8 de Janeiro.

Segundo avaliação de quatro magistrados ouvidos pelo jornal O Globo, Tarcísio foi mais moderado durante sua fala na Avenida Paulista, no último domingo (6), em comparação à manifestação anterior na Praia de Copacabana, realizada em março.

Para os ministros do STF, o governador vive um dilema político: equilibrar-se entre a retórica mais radical de seu aliado Jair Bolsonaro (PL) e a necessidade de manter o respeito às instituições democráticas, especialmente ao Judiciário.

Na manifestação em São Paulo, Tarcísio de Freitas evitou criticar diretamente as penas impostas aos envolvidos nos atos golpistas e concentrou sua mensagem nos parlamentares, o que foi interpretado como uma tentativa de reduzir o atrito com a Corte. Os ataques do governador estiveram focados principalmente no governo Lula.

Durante o discurso, ele afirmou: “Pedir anistia não é uma heresia”, mencionando leis brasileiras que utilizaram o recurso da anistia desde o período colonial. A declaração buscou dar um tom mais institucional à defesa da medida.

A mudança de postura foi notada especialmente após a repercussão negativa do discurso anterior, feito em 16 de março no Rio de Janeiro, quando Tarcísio chamou os réus do 8 de Janeiro de “inocentes que receberam penas desarrazoadas”. A fala foi mal recebida por ministros do STF, inclusive por Alexandre de Moraes, com quem o governador mantinha um relacionamento cordial até então.

Diante disso, o novo discurso do político tornou-se um dos pontos centrais de atenção no Supremo Tribunal Federal, em um momento de tensão entre diferentes poderes e lideranças políticas.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.