
O SUV mais econômico do Brasil é o Citröen Basalt, modelo lançado no fim do ano passado, segundo informações do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e da Conpet, a responsável pela etiquetagem do consumo dos veículos.
O modelo da Citröen se destaca por ser o primeiro lugar em consumo energético 1.56 megajoules por quilômetro (MJ/km): quanto menor é este número, menos combustível o carro precisa para percorrer determinada distância.
Como se organizar para comprar um carro? Conheça a planilha de gastos mensais!
Por que essa informação é relevante? Conseguir pagar por um carro zero km tem sido, no Brasil, um privilégio para um grupo cada vez mais reduzido de consumidores.
Essa informação é importante para o motorista porque, em março, o preço da gasolina comercializada médio foi de R$ 6,48 por litro, enquanto o de etanol foi de R$ 4,51, de acordo com o Índice de Preços Ticket Log (IPTL). Assim, motoristas com modelos que consomem menos combustível, gastam menos para se deslocar.
LEIA MAIS: Tarifas de Trump podem fazer iPhone custar até US$ 2.300 nos EUA
Foram 516 modelos de automóveis analisados nessa edição de 2025 e, do total 216 são flex, 216 são a gasolina, 84 a diesel, 52 híbridos, 141 modelos são elétricos (VE), e 72 Plug-in híbrido (VEHP). O Inmetro separa os carros em categorias: subcompactos, compactos, médio, grande, extra grande, utilitário esportivo compacto, utilitário esportivo grande, fora de estrada (compactos e grandes), minivans, comerciais, picapes e esportivos.
Para este ranking foram considerados apenas os modelos SUVs 100% à combustão. Importante ressaltar que o Inmetro considera o Renault Kwid e o Citroen C3, por exemplo, como SUVs. Porém, essa classificação é exclusiva do Inmetro e não é consenso do mercado – que os classifica como hatchs. Por isso, eles foram excluídos da lista. Para conferir os 15 carros mais econômicos, entre todas as categorias, veja a reportagem completa do InfoMoney.
A lista contempla as diferentes versões dos carros que aparecem no top 10, já que a versão pode influenciar na motorização e consumo energético. É do próprio Basalt e do Fiat Pulse, que aparecem em duas versões. Por outro lado, há modelos em que tiveram resultados iguais independente da versão – como é o caso do Volkswagen Nivus e T-Cross, em que diferentes versões apresentam a mesma performance de consumo.
Confira os 10 SUVs mais econômicos do Brasil
Marca/Modelo | Versão/Motor | Consumo energético (Mj/km) |
---|---|---|
1. Citröen Basalt | FEEL 1.0/ 1.0-6V | 1.56 |
Fiat Pulse | DRIVE AT/ 1.3-8V | 1.56 |
2. Renault Kardian | EVO MT/ 1.0-12V | 1.61 |
Volkswagen Nivus | Highline 200TSI e Comfortline 200 TSI/1.0-12V | 1.61 |
3. Fiat Pulse | Drive TF 200/ 1.0-12V | 1.63 |
4. Renault Kardian | Prem AT, Tech AT, EVO AT/1.0-12V | 1.64 |
Volkswagen T-Cross | Comforline 200 TSI AT, 200 TSI AT, SENSE 200 TSI AT/ 1.0-12V | 1.64 |
5. Peugeot 2008 | GT T200, ALLU T200, ACT T200/ 1.0T -12V | 1.66 |
6. Citröen Basalt | T200 1ST, SHINE T200/ 1.0T-12V | 1.69 |
Volkswagen T-Cross | Highline 250TSI AT/ 1.4 – 16V | 1.69 |
Fonte: Inmetro
The post Volkswagen, Citröen ou Renault: de quem é o SUV mais econômico do país? Veja ranking appeared first on InfoMoney.