
A imagem do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está desgastada entre os brasileiros. Segundo pesquisa Genial/Quaest, realizada no fim de março, 43% dos entrevistados avaliam Trump de forma negativa, enquanto 22% têm uma opinião positiva. Outros 23% classificam sua imagem como regular.
O levantamento foi feito antes do anúncio do “tarifaço”, que impõe novas taxas sobre produtos importados, incluindo os do Brasil.
Os dados confirmam uma tendência observada na pesquisa Pulso Brasil, do instituto Ipespe, também de março, que apontou que 54% dos brasileiros desaprovam o governo de Trump.
A rejeição é mais acentuada entre as mulheres (47%) do que entre os homens (38%). Entre os entrevistados pretos, o índice de avaliação negativa chega a 53%. Entre brancos e pardos, os percentuais são de 43% e 40%, respectivamente.
Trump tem avaliação mais favorável apenas entre os eleitores de Jair Bolsonaro (PL). Nesse grupo, 44% o aprovam e 20% o rejeitam. Já entre os eleitores do presidente Lula (PT), apenas 8% têm imagem positiva do republicano, enquanto 61% o rejeitam.
A pesquisa também identificou uma queda na imagem dos Estados Unidos entre os brasileiros. Em 2023, sob o governo de Joe Biden, 58% viam os EUA de forma favorável. Com Trump de volta à presidência, o índice caiu para 44%.

Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line