
O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, disse nesta terça-feira (8) que decisão da China de retaliar as tarifas impostas pelos americanos, que escalou a guerra tarifária entre os países, foi um “grande erro”. Ele fez uma analogia com um jogo de pôker.
“Acho que foi um grande erro, essa escalada chinesa, porque eles estão jogando com um par de dois”, disse Bessent durante uma entrevista à emissora americana CNBC. “O que perdemos com os chineses aumentando as tarifas sobre nós? Exportamos um quinto para eles do que eles exportam para nós, então essa é uma mão perdedora para eles.”
A declaração vem pouco depois de a China afirmar que irá “lutar até o fim” na guerra tarifária, após Donald Trump ameaçar impor taxa adicional de 50% sobre produtos chineses caso o país asiático não recue das medidas retaliatórias anunciadas na semana passada.
Conversas em andamento
Bessent disse na segunda-feira que os EUA estão mantendo conversas com diversos países, após Trump dizer que está disposto a negociar com todos, menos a China.
Após um telefonema entre Trump e o primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, na segunda-feira (7), Bessent disse que “esperaria que o Japão tivesse prioridade”.
O ministro das finanças japonês, Katsunobu Kato, disse nesta terça que o governo monitoraria os mercados “com um senso de urgência”, em meio à forte volatilidade das ações. O índice Topix subiu 7% hoje, após despencarem 7,5% na véspera.
A chanceler do Reino Unido, Rachel Reeves, disse nesta terça que irá conversar com os EUA “nas próximas semanas” para discutir a política comercial de Washington.
O Tesouro do Reino Unido está entre uma série de departamentos de do governo britânico que estão com discussões “em andamento” com os EUA, disse Reeves à Câmara dos Comuns.
The post China cometeu “grande erro”, diz secretário do Tesouro dos EUA: “Jogam com par de 2” appeared first on InfoMoney.