

Propondo uma abordagem que considera a saúde bucal como parte essencial do equilíbrio do corpo, a dentista e empresária Dra. Adriana Machado tem se destacado no setor da Odontologia em Juiz de Fora ao adotar uma visão diferenciada. Seguindo uma tendência consolidada na Europa, sua prática conecta problemas dentários a diversas doenças, promovendo tratamentos mais sistêmicos e integrativos.

Um dos principais focos dessa abordagem é a preocupação com as antigas restaurações de amálgama, compostas por mercúrio – um metal altamente tóxico. A remoção dessas restaurações precisa ser feita de maneira segura para evitar a contaminação do organismo e possíveis agravamentos de doenças autoimunes, como diabetes, lúpus, artrite reumatoide, Alzheimer e tireoidite de Hashimoto.
A Doutora, com habilitação pelo Conselho Federal de Odontologia para uso de ozonioterapia na odontologia e formação em Fitoterepia, Medicina Chinesa e em Medicamentos Quânticos e Frequenciais, cita que a preocupação não deve limitar somente à proibição do mercúrio, mas também à remoção segura das restaurações existentes. “Realizamos nos pacientes a substituição dessas restaurações à base de mercúrio de forma segura, evitando que o metal tóxico se espalhe pelo organismo e, ao serem restaurados novamente, usamos materiais mais biocompatíveis”, explica.

Para garantir a segurança do paciente e da equipe, a remoção do mercúrio segue protocolos rigorosos: uso de lençol de borracha para evitar aspiração, administração de oxigênio para proteção nasal, aplicação de água ozonizada para reduzir inflamações, sugador de alta potência para evitar dispersão no ar, além da suplementação específica para eliminar a toxicidade do organismo. As novas restaurações utilizam materiais biocompatíveis, garantindo um tratamento mais seguro e alinhado ao equilíbrio do corpo.
Além da substituição de materiais, a Odontologia Biológica incorpora terapias naturais como ozonioterapia, fitoterapia, acupuntura, homeopatia e suplementação de vitaminas e minerais, reforçando que essa abordagem vai além dos procedimentos tradicionais, buscando um olhar integrativo sobre a saúde do paciente.
Mais do que tratar dentes, a Odontologia Biológica promove um cuidado global, respeitando a individualidade de cada organismo. Com isso, reduz o uso de medicamentos químicos, avalia exames de sangue para detectar deficiências nutricionais e propõe tratamentos menos agressivos ao corpo.
Essa nova visão da odontologia não apenas protege a saúde bucal, mas também contribui para o bem-estar geral, proporcionando qualidade de vida e equilíbrio ao organismo.
Saiba mais:
O post Odontologia na área Biológica e Integrativa: uma nova abordagem para a saúde bucal apareceu primeiro em Tribuna de Minas.