
O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) apresentou denúncia contra três pessoas envolvidas em um esquema de fraude que teria manipulado o empresário Itamar Serpa Fernandes, fundador da Embelleze, pouco antes de sua morte. O grupo é acusado de praticar estelionato, associação criminosa e desvio de mais de R$ 122 milhões do patrimônio de Itamar. Com informações do g1.
A denúncia do MPRJ atinge:
- Monique Elias Palheiras, ex-mulher de Itamar Serpa, apontada como a mente por trás de um personagem fictício usado para enganar o empresário via e-mails;
- João Carlos Tavares Serpa, filho adotivo de Monique;
- Matheus Elias Palheiras, ex-amante e atual marido de Monique.
Segundo a investigação, a manipulação emocional e financeira levou Itamar a alterar seu testamento, beneficiando os envolvidos no esquema.

Ministério Público pede medidas cautelares
O MPRJ solicitou à Justiça uma série de medidas cautelares contra os acusados, com o objetivo de proteger a integridade do processo e evitar novos prejuízos:
- Apreensão dos passaportes de Monique e João Carlos;
- Proibição de acesso à Embelleze por parte dos dois acusados;
- Afastamento completo das redes sociais;
- Proibição de contato com testemunhas do caso;
- Comparecimento mensal à Justiça.
Além disso, o órgão pediu a prisão preventiva de Matheus Elias Palheiras, que recebeu transferências bancárias suspeitas semanas antes da morte do empresário.
Matheus já havia sido preso anteriormente por porte ilegal de armas, sendo que as duas armas apreendidas pertenciam a Itamar. Ele também foi flagrado dirigindo um carro do empresário, registrado como furtado pela polícia.
Defesa dos acusados
A defesa de Monique Elias Palheiras e João Carlos Tavares Serpa alega que os dois tiveram seus direitos desrespeitados durante a investigação. Segundo os advogados, a partir de agora eles serão ouvidos em um ambiente de imparcialidade e reafirmam que ambos são inocentes.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line