
Um dos delegados da Polícia Federal (PF) que foi alvo de ataques públicos de Jair Bolsonaro (PL) vai entrar com uma ação na Justiça contra o ex-presidente, conforme informações da colunista Bela Megale, do Globo.
O policial pretende processar Bolsonaro por calúnia e difamação, além de pedir indenização por danos morais. Ele está reunindo vídeos e textos em que foi mencionado por Bolsonaro em declarações consideradas ofensivas.
Desde que foi indiciado pela PF nas investigações sobre a fraude no cartão de vacinação, o caso das joias da Arábia Saudita e a tentativa de golpe de Estado, Bolsonaro e seus aliados passaram a atacar os delegados responsáveis pelos inquéritos. Os principais alvos são investigadores que atuaram direta ou indiretamente nessas apurações.
As críticas se intensificaram após o Supremo Tribunal Federal (STF) aceitar a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Bolsonaro e mais sete aliados. A Primeira Turma do STF formou maioria para transformá-los em réus por tentativa de golpe de Estado.
Votaram a favor da denúncia os ministros Alexandre de Moraes (relator), Flávio Dino, Luiz Fux, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia. Com a decisão, Bolsonaro e os demais acusados passam a responder a um processo penal, que pode resultar em condenações com penas de prisão.
Além de Bolsonaro, foram denunciados Alexandre Ramagem, ex-diretor da Abin; Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça; Augusto Heleno, ex-ministro do GSI; Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil; e Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência.

Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line