
A Secretaria de Segurança de Balneário Camboriú divulgou os números de registros em março, feitos pela BC Trânsito e a Guarda Municipal, que somaram 3.624 ocorrências.
A GM atendeu 2.353 ocorrências, sendo averiguações (717), abordagens (375) e perturbação do sossego alheio (188) com mais registros.
Os Agentes de Trânsito atenderam 1.271 ocorrências, com maior número de averiguações (133), estacionamento em local proibido (120) e estacionamento em rebaixo de meio-fio (109).
Segundo o secretário Evaldo Hoffmann o destaque foram as 15 prisões de foragidos nos últimos 10 dias de março (saiba mais aqui).
Ele definiu como ‘grandes ações desenvolvidas’ através dos Agentes de Trânsito, Guarda Municipal e Diretoria de Contenção de Ocupações Irregulares e Degradação Ambiental (DCOI), onde fizeram operações para identificar e prender esses criminosos.
“São pessoas que são um risco para nossos moradores e turistas, como dois estupradores, alguns traficantes, associados criminosos, ladrões e um homicida presos, todos condenados pela justiça”, afirmou.
Operações com a Fiscalização
No período foram realizadas também 41 operações com a Fiscalização de Atividades Urbanas, principalmente quanto às caixas de som em locais públicos e venda de produtos de procedência irregular, realizada por vendedores sem alvarás e licenciamentos.
A Guarda Municipal Ambiental atuou em 73 ocorrências de captura, busca ou resgate de animais.
83 conduções para a delegacia
Além disso, 83 pessoas foram conduzidas à delegacia com destaque para 16 mandados de prisão cumpridos, oito prisões por furto, seis por ameaça, quatro por lesão corporal e duas por tráfico de drogas.
BC Trânsito

Os Agentes de Trânsito atenderam 1.271 ocorrências, com maior número de averiguações (133), estacionamento em local proibido (120) e estacionamento em rebaixo de meio-fio (109).
O efetivo atendeu 27 acidentes com vítima, além de dez sem feridos. Foram realizadas 37 barreiras de trânsito, com 1.045 abordagens, 474 autuações, 120 remoções, 19 recolhimentos de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), além do flagrante de 24 motoristas embriagados.
Em relação aos autopropelidos e ciclomotores, foram feitas 726 abordagens, 24 remoções, 18 autuações, 13 liberações e 35 retenções para regularização.
A equipe de fiscalização de transportes realizou 399 abordagens, com 116 autuados e 18 removidos, além de 33 veículos em estado de abandono retirados das vias públicas.
Aumento de 1.018% em infrações de trânsito
No primeiro trimestre de 2025, os Agentes de Trânsito registraram um total de 537 infrações, número que representa um aumento de 1.018% em relação ao mesmo período do ano anterior. Do total de infrações, 61% foram cometidas por motocicletas e 39% por automóveis, sendo 62% registradas no período diurno (7h às 18h) e 38% no período noturno (18h às 7h).
O mês de março destacou-se com o maior número de autuações, totalizando 280 infrações relacionadas ao uso de equipamentos de som em volume ou frequência não autorizados, escapamentos irregulares e alterações veiculares indevidas voltadas ao aumento da potência do motor.
“Essas práticas geram poluição sonora e gases em excesso, sendo consideradas infrações de trânsito e, em alguns casos, configurando crimes ambientais. Ressalta-se que a fiscalização dessas infrações é realizada diariamente pelos Agentes de Trânsito, por meio de patrulhamento ostensivo e barreiras de controle viário”, finalizou o secretário Evaldo.