China acusa Trump de sabotagem e promete resposta firme se tensão comercial escalar

As autoridades chinesas reagiram com firmeza nesta quinta-feira (10) à aplicação de tarifas de 125% sobre produtos do país, anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Em declarações públicas, porta-vozes do governo da China reforçaram que o país não aceitará pressões unilaterais e está disposto a enfrentar uma guerra comercial caso os Estados Unidos insistam em intensificar o conflito.

“O governo chinês absolutamente não ficará de braços cruzados enquanto outros tentam retirar os direitos e interesses legítimos do povo chinês ou sabotar as regras do comércio internacional e o sistema multilateral”, afirmou Lin Jian, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China.

Já o Ministério do Comércio foi mais enfático: “Se os EUA estão determinados a travar uma guerra comercial, a China lutará até o fim”. A pasta acrescentou que qualquer negociação deve ocorrer com base em respeito mútuo e igualdade, rechaçando o que chamou de “pressões, ameaças e chantagens”.

Pequim também acusou Washington de “armar tarifas para obter ganhos egoístas” e afirmou que suas contramedidas buscam proteger não apenas os próprios interesses, mas também “a justiça internacional e os interesses comuns da comunidade internacional”.

Em paralelo ao tom duro com os EUA, as autoridades chinesas reafirmaram abertura para o diálogo e a cooperação com demais parceiros comerciais. A fala do presidente Xi Jinping, enviada à cúpula da CELAC em Honduras, destacou o papel da China e da América Latina no fortalecimento do Sul Global.

“As relações China-América Latina resistiram ao teste da turbulência internacional e entraram em uma nova fase marcada pela igualdade, benefício mútuo, inovação, abertura e benefícios tangíveis para o povo”, disse Xi em comunicado.

The post China acusa Trump de sabotagem e promete resposta firme se tensão comercial escalar appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.