“O Agente Secreto”: filme brasileiro sobre a ditadura concorre à Palma de Ouro em Cannes

Wagner Moura em “O Agente Secreto”. Foto: divulgação

O Festival de Cannes anunciou nesta quinta-feira (10) a lista completa dos filmes selecionados para a mostra competitiva deste ano, e o Brasil está novamente na disputa pelo principal prêmio do evento. “O Agente Secreto”, novo trabalho do cineasta Kléber Mendonça Filho, foi escolhido para concorrer à Palma de Ouro, marcando a segunda participação consecutiva do país na categoria principal.

O longa-metragem, estrelado por Wagner Moura e Maria Fernanda Cândido, é um thriller político ambientado durante a ditadura militar brasileira, em 1977. Wagner interpreta Marcelo, um professor universitário que tenta escapar de agentes do governo enquanto viaja de São Paulo para Recife durante o Carnaval.

“Ele logo descobre que está sendo seguido e espionado por vizinhos, que não lhe deixam nenhuma possibilidade de escapar dos tentáculos da corrupção”, diz a sinopse.

A produção promete mergulhar em elementos da cultura brasileira, como festividades carnavalescas e lendas urbanas, além de contar com uma trilha sonora autêntica. O elenco ainda inclui nomes como Gabriel Leone, Isabél Zuaa e o ator alemão Udo Kier.

Kleber Mendonça Filho dirige o filme “O Agente Secreto”, que tem Wagner Moura como protagonista. Foto: reprodução

Para Kléber Mendonça Filho, esta é a terceira vez na disputa pela Palma de Ouro. Antes, ele concorreu com “Aquarius” (2016) e “Bacurau” (2019), vencedor do Prêmio do Júri. No ano passado, o diretor participou do festival com o documentário “Retratos Fantasmas”.

“O Agente Secreto” chega a Cannes em um momento de destaque do cinema nacional no exterior, poucos meses após “Ainda Estou Aqui” fazer história ao conquistar o primeiro Oscar para o Brasil. A escolha do filme também reforça o interesse internacional por narrativas que abordam períodos conturbados da história brasileira.

O Festival de Cannes acontece entre 13 e 24 de maio na França. Além da competição principal, o evento apresenta mostras paralelas que celebram a diversidade do cinema mundial. A última vitória brasileira na Palma de Ouro foi em 1989, com “O Beijo da Mulher Aranha”, de Hector Babenco.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.