
Com o objetivo de ampliar sua presença junto ao público evangélico, a Globo estaria negociando uma parceria com a Igreja Lagoinha Global, liderada pelo pastor bolsonarista André Valadão.
A emissora, que atualmente enfrenta uma severa crise de audiência, estuda transmitir festivais de música gospel promovidos pela igreja no Multishow e no Globoplay, além de compactos exibidos na TV aberta. A reunião mais recente ocorreu no início de abril, no Rio de Janeiro, e novas conversas estão previstas.
Valadão é conhecido por seu alinhamento com a extrema direita e com o bolsonarismo. Ele frequentemente promove ataques à comunidade LGBT, além de já ter defendido perdão a estupradores e a morte de homossexuais.
Um dos casos ocorreu em julho de 2023. Durante um culto, ele disse que “Deus mataria” a população LGBTQIA+ se pudesse e perdoaria estupradores. Já em junho de 2024, ele foi questionado sobre o que diria a um estuprador arrependido. Ele respondeu que “não há malignidade, perversidade, que o amor de Deus não seja maior”.
Valadão perdoaria estupradores (amigos, né) pic.twitter.com/Ib9xfDsaIs
— Plugcom Comunicação Integrada (@Plugcom10) June 25, 2024
Outras emissoras brasileiras, apesar das declarações absurdas e carregadas de ódio do pastor, ainda demonstram interesse por Valadão.
Em outubro do ano passado, ele fez uma oração nos estúdios do SBT a convite da vice-presidente Daniela Beyruti, em uma tentativa de reverter a queda de audiência do canal. O gesto envolveu nomes como Liminha e Marcão do Povo. O pastor negou ter sido contratado e disse que apenas visitava o local.

A iniciativa da Globo parece seguir o mesmo caminho, além de fazer parte de uma estratégia do canal para se aproximar de um segmento em crescimento.
Segundo o IBGE, os evangélicos devem se tornar maioria no Brasil até 2032. A emissora já viu resultados positivos ao apostar nesse público, como no programa Encontro, que costuma subir de audiência com cantores gospel, e na novela “Vai na Fé”, que teve protagonista evangélica.
A ação também seria mais uma tentativa da emissora de reagir à crise que enfrenta. Após encerrar dezembro com média de 9,9 pontos na Grande São Paulo, a companhia continuou em queda no início de 2025. Em 1º de janeiro, registrou apenas 8,9 pontos nas 24 horas do dia. Nos dias seguintes, os índices permaneceram baixos: 9,6 pontos no dia 2, 9,2 nos dias 3 e 4, e 8,7 no dia 5.
Além disso, um dos principais programas da emissora, o Big Brother Brasil, em sua vigésima quinta edição, tem enfrentado baixos índices de audiência e já é considerado uma das temporadas mais fracassadas da história.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line