Agronegócio: Aumento da safra de milho no Brasil pode reduzir inflação dos alimentos Milho mais barato pode significar carne mais acessível no prato dos brasileiros

Fortaleza, 11 de abril de 2025 – O Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene) divulgou um relatório apontando que a produção brasileira de milho deve atingir 122,76 milhões de toneladas em 2025, o segundo maior volume da história. Isso representa um crescimento de 6,10% em relação à safra anterior, segundo dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

A produtividade média da cultura também deve avançar para 5.806 kg/ha, um aumento de 5,64%. De acordo com o Etene, ligado ao Banco do Nordeste, esse cenário pode ter efeitos diretos na redução da inflação, especialmente sobre os alimentos, graças ao equilíbrio nos preços do grão e à cadeia produtiva de carnes.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

De acordo com Jackson Coelho, autor do estudo, as melhorias nas técnicas de cultivo, o uso de tecnologias no campo e as boas condições climáticas contribuíram para esse desempenho positivo.

“O aumento da produtividade reduz o custo da ração animal, e isso tende a baratear produtos como carne, leite e ovos, o que é fundamental para conter a inflação dos alimentos”, explicou.

O economista-chefe do Etene, Rogério Sobreira, reforçou que esse impacto positivo se estende por toda a cadeia: “Com preços mais estáveis no milho, a produção de proteína animal melhora suas margens e, com isso, ajuda a diminuir o índice geral de inflação”.

Nordeste ganha força como polo produtor de milho

No Nordeste, a produção também apresenta bons indicadores. A área plantada aumentou 2,35% e a produtividade subiu 1,72%, com destaque para o estado do Piauí. A produção regional deve atingir 9,69 milhões de toneladas em 2025, impulsionando o Valor Bruto da Produção (VBP) para R$ 9,9 bilhões, uma alta de 14%.

Apesar de desafios climáticos e da redução nas exportações — devido ao maior consumo interno —, a previsão de chuvas prolongadas anima os produtores para a segunda safra, fortalecendo a região como um polo estratégico da agricultura nacional.


Leia também | Boicote global a produtos dos EUA cresce após tarifas de Trump

Economia: Boicote global a produtos dos EUA cresce após tarifas de Trump

The post Agronegócio: Aumento da safra de milho no Brasil pode reduzir inflação dos alimentos Milho mais barato pode significar carne mais acessível no prato dos brasileiros first appeared on Portal Terra da Luz.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.