Sob gestão Tarcísio, paulistas sentem mais medo de crimes do que a média nacional, revela Datafolha

Guilherme Derrite e policiais militares durante a Operação Verão na Baixada Santista. Foto: Divulgação/SSP

A população do estado de São Paulo tem uma percepção mais negativa sobre a segurança pública do que a média nacional, segundo pesquisa Datafolha realizada entre os dias 1º e 3 de abril. De acordo com o levantamento, 64% dos paulistas afirmam que a criminalidade aumentou nos últimos 12 meses, enquanto no país esse índice é de 58%.

O medo de ser vítima de crimes cotidianos também é mais alto em São Paulo.

No estado, 43% dos entrevistados dizem estar sempre preocupados com o risco de ter o celular roubado, contra 37% da média nacional. Quando o tema é o risco de agressões nas ruas, 29% dos paulistas dizem estar sempre em alerta, superando a média nacional dentro da margem de erro.

O levantamento mostra que o receio diante de diferentes tipos de violência acompanha os moradores do estado em diversas situações. O medo de sequestro e de bala perdida, por exemplo, aparece com dois a três pontos percentuais acima da média nacional entre os entrevistados em São Paulo. Esses dados reforçam o clima de insegurança, apesar de variações regionais nos índices de criminalidade.

A pesquisa também revela como o medo se manifesta em situações do cotidiano. Ao serem questionados sobre o receio ao ver alguém se aproximar de moto, 59% dos paulistas disseram sentir muito medo — índice próximo ao registrado no Nordeste (62%), a região com maior nível de preocupação, e acima da média nacional, que é de 55%.

Tarcísio de Freitas dobrou sua rejeição em 2 anos de governo. Foto: reprodução

Quando o cenário é o transporte público, os moradores do estado também relataram preocupação, embora em menor escala do que em outras regiões. Em São Paulo, 26% dizem sentir muito medo de assalto nesse contexto, enquanto a média nacional é de 33% e, no Nordeste, o índice sobe para 46%.

Segundo o Datafolha, foram entrevistadas 1.500 pessoas no estado de São Paulo e 3.054 em todo o país. A margem de erro é de três pontos percentuais para os resultados estaduais e dois para os nacionais. A pesquisa apontou ainda que a percepção de insegurança em São Paulo é semelhante à do restante do Sudeste, com variações dentro da margem de erro.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.