Quaest: Sertanejo é o gênero preferido dos eleitores de Lula e de Bolsonaro

Retorno de Marília Mendonça aos palcos no Espaço das Américas em 2020. Foto: Divulgação

Uma nova pesquisa divulgada pela Quaest mostra que a música sertaneja é o gênero mais consumido no Brasil, sendo amplamente ouvida por pessoas de diferentes posicionamentos políticos — desde lulistas e bolsonaristas até aqueles que se dizem de centro ou sem definição ideológica.

O levantamento encontra eco em um estudo anterior do Datafolha, publicado em outubro de 2022, que já apontava o sertanejo como o gênero musical preferido entre os jovens brasileiros, independentemente da ideologia política. De acordo com os dados mais recentes, 26% da população brasileira escolhe o sertanejo como seu gênero musical favorito.

O favoritismo se mantém mesmo quando analisado o recorte por alinhamento político: o estilo é preferido por 30% dos bolsonaristas, 25% dos que se consideram “mais à direita, mas não bolsonaristas”, 28% dos que não possuem um posicionamento político definido, 21% dos que se identificam como “mais à esquerda, mas não petistas” e 28% dos lulistas e petistas.

Lula e Jair Bolsonaro. Foto: Divulgação

Apesar da popularidade do sertanejo entre todos os grupos, outros gêneros apresentam variações significativas conforme a ideologia dos ouvintes. A música gospel ou religiosa, por exemplo, é a segunda mais popular entre os bolsonaristas, com 23% de preferência. Entre lulistas e petistas, esse número cai para 15%.

Já entre os eleitores de esquerda, samba e forró ganham mais espaço: 27% dos lulistas/petistas apontam esses estilos como os favoritos, frente aos 18% dos bolsonaristas. Na outra ponta da tabela, a música clássica aparece como o gênero menos escutado pela população, com apenas 2% de preferência geral, segundo a pesquisa Quaest.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.