
O governo brasileiro concedeu asilo diplomático à ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia, esposa do ex-presidente Ollanta Humala, ambos condenados nesta terça-feira (15) a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro. A informação foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores do Peru.
De acordo com a chancelaria peruana, Heredia entrou na embaixada do Brasil em Lima poucas horas após a condenação, onde solicitou proteção diplomática. O governo do Peru afirmou estar em “constante comunicação com o governo brasileiro sobre esta situação”.
A sentença, proferida pela magistrada Nayko Coronado Salazar, aponta que o casal teria recebido recursos ilícitos de empresas brasileiras para financiar campanhas eleitorais. A decisão judicial foi quase unânime, segundo a juíza, que também expediu mandados de prisão imediata contra Heredia e Humala. O grupo Prerrogativas vê semelhanças do caso com a Lava Jato brasileira.

Apesar da condenação, Nadine Heredia nega as acusações, incluindo supostos repasses do governo do ex-presidente Hugo Chávez, da Venezuela, e do ex-presidente Lula, do Brasil. Ela também afirma não ter recebido qualquer valor de empresas brasileiras.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line